PADDE - Partilha de práticas turma T3
Apresentação
A proficiência digital das organizações educativas é fundamental para a melhoria do trabalho desenvolvido nas escolas. Neste quadro, considera-se, ainda, da maior importância o desenvolvimento das competências digitais dos docentes, dada a sua relevância para o ensino e a aprendizagem. Neste quadro, os AE/Ena foram convidados a elaborar o seu PADDE, em 2020, o qual pretendia ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. Após três anos, pretende-se, por um lado, dar continuidade a este trabalho, e por outro, pretende-se que o PADDE continue a ter um impacto significativo e atualizado às circunstâncias das escolas, em 2024. É fundamental inovar ações, recriar estratégias e instrumentos eficazes, tendo este curso o propósito de apoiar as EDD e as escolas na reformulação, implementação, acompanhamento, monitorização, avaliação e comunicação dos PADDE, considerando, também as partilhas de boas práticas entre as diversas Unidades Orgânicas.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se apoiar as EDD das escolas no desenvolvimento de estratégias de implementação, monitorização e avaliação das ações inscritas no PADDE 2024, que permitam melhorar a qualidade do trabalho em curso. Na formação pretende-se que as EDD, com o apoio dos ED, num processo em rede, implementem estratégias de monitorização, avaliação, comunicação dos resultados e reformulação do PADDE da sua Escola, de modo a que este instrumento seja promotor de mudança organizacional e pedagógica. São objetivos específicos da oficina: criar uma rede de partilha de práticas; refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo; conceber e implementar estratégias de monitorização, avaliação e comunicação dos PADDE; desenvolver estratégias de diagnóstico e reflexão conducentes à reformulação do PADDE.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem da necessidade de apoiar as EDD para que realizem um trabalho de atualização das ações inscritas nos PADDE, através de projetos inovadores, com o foco nas abordagens em sala de aula e ainda, da importância de os ED afetos aos CFAE acompanharem esse processo: - O Plano de Ação para a Transição Digital e dos PADDE, em 2024 - Partilha de práticas inovadoras na reformulação e monitorização dos PADDE - A inovação pedagógica no enquadramento dos PADDE - Processos de acompanhamento e monitorização da implementação do PADDE - Estratégias de comunicação do PADDE e das ações implementadas - Apresentação das melhores práticas da utilização do digital em contexto pedagógico
Metodologias
A presente ação é dinamizada na modalidade de b-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona. A formação decorrerá num espaço virtual organizado com os conteúdos de formação disponibilizados e onde decorrem interações múltiplas (síncronas e assíncronas) entre formador-formando e formando-formando. O contexto de formação visa estimular a criação de momentos de partilha e reflexão no âmbito das práticas de monitorização e avaliação das ações do PADDE e dos seus resultados. A ação de formação tem como quadro geral de referência metodológico o construtivismo e a aprendizagem colaborativa, assentando em princípios como a formação participada e experiencial e a ação refletida. Num contexto de partilha de boas práticas, a ação contempla um momento presencial, em que as escolas apresentam, publicamente, o desenvolvimento do seu PADDE perante a comunidade educativa.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a apresentação de um trabalho final .
Bibliografia
Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education /sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdfLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfKampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream /JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf
Anexo(s)
Observações
Destinada a quem fez anteriormente a pré-inscrição
Formador
Maria João da Costa Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-01-2024 (Sábado) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 13-01-2024 (Sábado) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 10-02-2024 (Sábado) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 10-02-2024 (Sábado) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 09-03-2024 (Sábado) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 09-03-2024 (Sábado) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Online assíncrona |
7 | 13-04-2024 (Sábado) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 13-04-2024 (Sábado) | 16:00 - 17:00 | 1:00 | Online assíncrona |
9 | 11-05-2024 (Sábado) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 11-05-2024 (Sábado) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
11 | 08-06-2024 (Sábado) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online síncrona |
12 | 08-06-2024 (Sábado) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
13 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 10:30 - 13:00 | 2:30 | Presencial |
14 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |