Tecnologias de Apoio para alunos com NE turma T2
Apresentação
O D.L. nº 54/2018, estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Caraterizar as práticas em curso em Portugal na área da prescrição dos Produtos de Apoio; - Analisar os contributos (mais-valias e dificuldades) inerentes às práticas dos CRTIC; - Identificar as fases de avaliação para a prescrição de um produto de apoio; - Identificar produtos de apoio; - Identificar software de apoio - Descrever o papel que os PA assumem na aprendizagem dos alunos, bem como na promoção da sua inclusão na escola.
Conteúdos
- Os CRTICS e a sua implantação a nível nacional; - Atribuições dos CRTICS - Processo de avaliação de alunos para atribuição de Produtos de Apoio - Identificar e manusear alguns produtos de apoio: - Identificar alguns programas e possível utilização em contexto educativo.
Anexo(s)
Observações
Artigo 9.º - releva para efeitos de progressão em carreira de Professores na dimensão científica e pedagógica para os grupos de recrutamento 910, 920, 930
Formador
Carlos Vieira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-02-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |