199

A Formação de Educadores e Professores turma T1

Apresentação

Pretende-se refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada e o seu contributo para a investigação, em torno de desafios e de questões: Como promover a formação inicial, o desenvolvimento profissional e o reconhecimento social de Educadores e Professores? Como desenvolver competências de descrição, interpretação, confronto e reconstrução de práticas educativas? Como transformar contextos educativos em espaços de aprendizagem e de cidadania? Como promover o bem-estar dos aprendentes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Grupo de Recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Grupo de Recrutamento 360. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Grupo de Recrutamento 360.

Objetivos

Promover a reflexão e a divulgação do conhecimento científico produzido na investigação sobre modelos de formação e a sua adequação aos atuais desafios sociais. Debater e refletir sobre a Iniciação à Prática Profissional e o contributo da Prática de Ensino Supervisionada para a investigação sobre as práticas educativas, em torno de desafios e de questões que se prendem com a formação de educadores e professores, bem como com a aprendizagem da criança e do aluno.

Conteúdos

Áreas Temáticas • Transformar a Educação - Projetos • Formação Inicial, Desenvolvimento Profissional e Valorização Social de Educadores e Professores • Práticas Educativas Inclusivas, Colaborativas e Participativas • Planos de Inovação Pedagógica • Promoção do Bem-Estar

Anexo(s)

Observações

Relevante para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Grupo de Recrutamento 360 (artigos 8º e 9ºdo DL 22/2014 de 11de fevereiro).

Local: ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo https://maps.app.goo.gl/KtNTTpjqveDrCh6A7 Data e hora: 17-05-2024, 14:30 - 17:30 18-05-2024, 09:30 - 12:30 Mais informações e Call for Papers (submissão de propostas): https://www.isce.pt/pt/agenda/noticias/isce-organiza-jornadas-pedagogicas-a-formacao-de-educadores-e-professores O ISCE convida à participação de todos quantos queiram apresentar as suas comunicações, destacando a data de call for papers que acontece até 17 de março (apresentação de resumos que devem ter no máximo 300 palavras).

Formador

Maria dos Anjos Cohen Nunes Gonzaga Caseiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
2 18-05-2024 (Sábado) 09:30 - 13:30 4:00 Presencial
Início: 17-05-2024
Fim: 18-05-2024
Acreditação: ACD300
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo