
Operacionalizar a Educação inclusiva ABORDAGEM MULTINÍVEL - medidas universais E DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM turma T1 Certificada
Apresentação
A escola inclusiva implica uma mudança de paradigma perante a escola e a sua estruturação, onde todos fazem falta e todos podem e devem contribuir. As medidas universais são respostas educativas que a escola tem disponíveis para todos os alunos com objetivo de promover a participação e a melhoria das aprendizagens. O DUA é uma abordagem curricular que assenta em três princípios base, que suportam um conjunto de orientações para tornar as salas de aula mais acessíveis a todos os alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Aprofundar conhecimentos sobre as dimensões, princípios e políticas da educação inclusiva; - Desenvolver competências de intervenção educativa a adotar para responder às diferenças individuais – Abordagem Multinível e DUA; - Aprofundar os conhecimentos sobre as medidas universais; - Promover a reflexão individual sobre as práticas docentes.
Conteúdos
1- Contextualização da educação inclusiva Dimensões da inclusão e Princípios orientadores da educação inclusiva Políticas educativas e suas implicações nos contextos educativos Abordagem multinível e Desenho Universal para a aprendizagem 2- As medidas universais Identificação As medidas universais 3- Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA Fundamentação teórica e princípios A implementação do DUA 4- Partilha de boas práticas Desafios de ensinar e aprender no séc. XXI
Formador
Paula Cristina Leitão Nicolau
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |