Regras e Disciplina turma T1
Apresentação
O termo Disciplina é por vezes mal interpretado e utilizado, estando associado a conotações negativas e repressivas tais como: rigidez, punições ou castigos. Porém, o seu verdadeiro sentido é de cariz bem positivo e educativo. A relação que cultivam com a disciplina e com o cumprimento de regras será uma das mais importantes aprendizagens que farão para o resto da vida, na medida em que, não cimentando esta competência na infância, dificilmente a conseguirá consolidar na fase adulta, com todas as consequências que isso acarreta. Apesar de serem ainda muito novas, as crianças demonstram, desde cedo, a sua vontade própria e necessitam de disciplina para conhecerem os limites e valores importantes como o respeito. No entanto, a disciplina não deve ser reservada exclusivamente para os momentos em que as crianças se portam mal, e sim algo contínuo para que a criança aprenda, por si própria, distinguir entre o que é certo e o que é errado. A melhor forma de facilitar a disciplina de uma criança é estabelecer regras e limites claros, ou seja, que sejam claramente percetíveis pela criança. As regras e os limites são fundamentais para a criança aprender o autocontrolo, para saber o que está certo e errado, facilitando a vivência dentro e fora da esfera familiar. Conhecidas as regras, a vida torna-se mais fácil para pais e crianças.
Destinatários
Pessoal Não Docente do Agrupamento de Escolas Vasco Santana
Objetivos
Promover estratégias específicas para o desenvolvimento e manutenção da disciplina da criança, percebendo a diferença entre autoridade e autoritarismo, e a importância da coerência neste processo. • Enquadrar a disciplina das crianças como uma condição fulcral para o seu correcto desenvolvimento e integração social, sendo o principal modelo os pais; •Compreender a indisciplina, designadamente as razões que a motivam os factores que a despoletam; •Promover estratégias e metodologias assertivas para disciplinar as crianças em vários contextos; •Simular situações para exemplificar e aplicar as várias estratégias.
Conteúdos
1. A Disciplina na Educação Infantil • Educação e respeito • Os pais como modelo comportamental • Disciplina como condição para a vida em sociedade 2. Entender a Indisciplina • Descobrir as causas do mau comportamento • Indisciplina como reação a questões internas ou externas 3. A Disciplina na Crianças: Técnicas e Estratégias • Regras e limites • Consequências claras • Formulação de “ordens” na positiva, e não na negativa • Coerência: não fazer cedências • Demonstrações de afeto após punição ou chamada de atenção • Avanços e recuos na educação dos filhos 4. Da teoria à prática • Role-Playing de situações reais dos participantes e aplicação das estratégias abordadas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-03-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |