Desenvolvimento de projetos de parceria na educação pré-escolar, com recurso ao digital turma T2
Apresentação
Considera-se fundamental a integração e capacitação digital dos educadores de infância nas suas práticas pedagógicas. Contudo queremos trabalhar esta capacitação promovendo a colaboração entre salas de diferentes agrupamentos dos concelhos de Loures e Odivelas mas também de outras regiões do país ou de outros países. Esta capacitação representa uma forte aposta no processo de valorização e no desenvolvimento profissional dos docentes no domínio da literacia digital e das competências digitais, no sentido de os dotar das competências necessárias à integração transversal, de modo a que estas se afirmem como facilitadoras das práticas profissionais e pedagógicas e, simultaneamente, promotoras de inovação no processo de ensino e de aprendizagem. O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores é o referencial que dá suporte a este plano, contribuindo para desenvolver as Competências Digitais dos docentes do sistema educativo e formativo nacional. O próprio desenvolvimento do Projeto Erasmus+ em que o CENFORES participa necessita de educadores capacitados para desenvolver essas parcerias.
Destinatários
Educadores de Infância (grupo 100)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100).
Objetivos
retende-se apoiar os educadores na promoção de estratégias de colaboração onde a capacitação digital é indispensável para o desenvolvimento de parcerias a distância. São objetivos específicos da oficina: Conceber, selecionar e partilhar recursos digitais no âmbito da educação de infância; Integrar o digital nas propostas educativas, numa perspetiva da articulação plena das aprendizagens; Planificar, avaliar e comunicar com recurso ao digital. Capacitar os docentes da EPE para a promoção da utilização crítica e responsável de diferentes suportes digitais nas atividades do quotidiano das crianças. Conceber e implementar projetos de parceria com recurso ao digital
Conteúdos
1. Exploração de estratégias de promoção do uso pedagógico de tecnologias digitais. 2. Exploração, seleção e adequação de Recursos Educativos Digitais (RED) ao contexto de aprendizagem. 3. Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação entre salas de diferentes instituições, nacionais e/ou internacionais 4. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem e na relação com diferentes hábitos e culturas. 5. Exploração de recursos digitais de apoio ao planeamento e à avaliação de projetos colaborativos de aprendizagem.. 6. Planificação de atividades, projetos e outras metodologias com recurso às tecnologias digitais. 7. Utilização de estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da cidadania digital das crianças, nomeadamente na comunicação com outras culturas e nacionalidades. 8. Apresentação e partilha das atividades desenvolvidas pelos formandos na oficina. 9. Reflexão e debate sobre as atividades apresentadas e análise dos resultados obtidos pela sua implementação. 10. Avaliação e conclusões.
Avaliação
plicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Bibliografia
Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdfHarju-Luukkainen, H. (2023). Early Childhood Education in Finland. From Policy to Practice. Conferência no CNEdu em 19 de Janeiro.Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfKampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally- Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L. e Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DGE. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf Projeto do CENFORES no Programa Erasmus+
Observações
Turma Adiada, início previsto 14 maio
Formador
Isabel Maria Antunes Vieira
Simão Elias Lomba
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
4 | 21-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Online síncrona |
5 | 21-05-2024 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
6 | 04-06-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 11-06-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Online síncrona |
8 | 11-06-2024 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
9 | 18-06-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 18-06-2024 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
11 | 25-06-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
12 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |