Curso Prático de Escrita Criativa aplicado ao ensino turma T4

Apresentação

No atual contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular as escolas são desafiadas a maximizar o potencial de todos e de cada um dos alunos tendo como referência as competências do Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e as aprendizagens essenciais de cada área disciplinar. Este desafio privilegia a planificação de aulas que estimulem as oportunidades de expressão criativa dos alunos, fortalecendo atitudes e competências de literacia que preparem o aluno para o pensamento autónomo, flexível e criativo. Assim, a importância que a escrita criativa assume passa, também, pelo domínio destas competências no sentido em que potencia a aprendizagem motivando o desenvolvimento de um estilo de pensamento que encontra na criatividade uma ferramenta de resolução de problemas. Com efeito, o principal objetivo deste curso de escrita criativa é o desenvolvimento nas escolas e, em particular, em contexto de sala de aula, de estratégias que favoreçam a escrita criativa e que, simultaneamente, promovam o desenvolvimento das aprendizagens essenciais nas áreas de Português, sensibilizando os professores para as vantagens desta atividade enquanto ferramenta motivadora e estimuladora das aprendizagens, capacitando-os com estratégias diferenciadas e inclusivas.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Reconhecer a escrita no processo de desenvolvimento das competências previstas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. 2. Sensibilizar os formandos para as vantagens da escrita criativa, como ferramenta motivacional. 3. Encorajar o desenvolvimento do ensino de competências linguísticas de forma criativa. 4. Incrementar o domínio metodologias ativas e explorar suportes plausíveis de estimular o gosto pela escrita. 5. Facultar e explorar mecanismos e técnicas de produção literária, de forma lúdica e construtiva nas áreas de português e línguas estrangeiras. 6. Desenvolver propostas de trabalho no âmbito da escrita criativa, para aplicar em sala de aula com os alunos. 7. Estimular a exploração da criatividade individual dos formandos. 8. Produzir trabalhos de diferentes tipologias para posterior publicação/representação/exposição encorajando o trabalho transdisciplinar.

Conteúdos

1. Apresentação da acção e dos seus objectivos.O caráter instrumental, informativo, artístico e estético da escrita. A escrita criativa como ferramenta motivacional das competências de literacia na criança e no jovem. (3 horas) 2. A palavra como ponto de partida. Morfologia e Semântica. Da palavra à frase. (3 horas) 3. Estendendo a ideia: da frase ao parágrafo. O jogo condicionado. (3 horas) 4. O pequeno texto. A imagem como ponto de partida: relato e descrição do imediato. (3 horas) 5. A escrita criativa a partir de diferentes géneros textuais. (3 horas) 6. Estrutura e elementos do texto narrativo: do modelo clássico de Aristóteles ao estruturalismo de Propp. A tradição oral como ponto de partida. (3 horas) 7. A escrita criativa aplicada à imagem. Os princípios da causalidade e do mecanismo de progressão dramática. (3 horas) 8. Personagens: os motores das histórias. Carácter, pensamento, reconhecimento e peripécia. Considerações finais sobre a acção e autoavaliações. (4 horas)

Metodologias

Em todas as sessões haverá uma primeira parte teórica, de apresentação de conteúdos, exploração de conceitos, partilha de experiências e esclarecimentos de dúvidas, e uma segunda parte prática, em que os formandos realizarão uma ou duas tarefas por forma a experimentarem na prática as propostas abordadadas (indivualmente ou em pequenos grupos). Após a partilha de alguns trabalhos nas sessões, serão realizadas reflexões conjuntas com vista a partilhar os resultados alcançados e discutir a pertinência das atividades em diferentes contextos educativos. É expectável que ao longo do curso de formação cada formando, individualmente ou em grupo, trabalhe com a sua turma e dê corpo ao conjunto das diversas aprendizagens exploradas na ação de formação.

Avaliação

A avaliação será feita de acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008. Os formandos serão avaliados de forma qualitativa e quantitativa, na escala de 1 a 10 valores, de acordo com o RJFCP – Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos será feita com base na participação oral, no trabalho contínuo realizado ao longo das sessões e na reflexão crítica final.

Bibliografia

BALANCHO, Maria e Coelho, Filomena, motivar os alunos: criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas. Lisboa: Texto Editora BARBEIRO, Luís, Jogos de Escrita. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional FONSECA, Irene, Pedagogia da Escrita. Porto: Porto Editora LEÃO, Margarida e Filipe, Helena, 70 + 7 Propostas de Escrita Lúdica. Porto: Porto Editora NORTON, Cristina (2001), Os Mecanismos da Escrita Criativa. Lisboa: Temas e Debates

Formador

Dulce de Sousa Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
2 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
3 18-10-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
4 22-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
5 24-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
6 29-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
7 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
Início: 15-10-2024
Fim: 31-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118670/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Internet (Videoconferência)