
+ Arte Cidadania - Aprendizagens transformadoras a partir de projetos artísticos participativos (Cidadania Global - Arte - Educação) turma T2
Apresentação
Esta Proposta Formativa, no âmbito da Educação para a Cidadania Global (ECG) através de práticas transdisciplinares de reflexão e expressão artística, é destinada a educadores/as do Ensino Pré-Escolar, Professores/as do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Professores/as do Ensino Secundário, tendo por base o disposto no Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como, as linhas orientadoras da Educação para a Cidadania e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, em conexão com o Plano Nacional das Artes, entre outros documentos de referência, nomeadamente os Relatórios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). (Cf. Bibliografia fundamental). Em conformidade igualmente com o Artigo 10º e o Artigo 15º do Regime Jurídico da Formação Contínua, Entidades Formadoras e Formadores, respetivamente. O Objetivo nuclear, orientador desta oficina, é a partilha de saberes, estratégias e metodologias, entre formadores e professores, de modo a desenvolver, depois, com os alunos, projetos artísticos participativos inovadores, no âmbito da Cidadania Global através de práticas de expressão/intervenção artísticas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
O presente curso, integrado no projeto «Confi/Arte» (apoiado pela DgArtes para o biénio 2021-2022), visa abrir um diálogo crítico sobre as questões da Cidadania Global, através da partilha de conhecimentos, experiências e metodologias pedagógicas interdisciplinares, conducentes ao reconhecimento dos contributos que as Artes (incluindo as artes digitais e as artes literárias) trazem à formação e ao desenvolvimento do espírito cívico, democrático e ambientalmente consciente das crianças e dos jovens, no quadro geral de uma Educação para a Cidadania Global. Com base na partilha de saberes, este curso parte de cinco questões-chave:O que é a Cidadania Global - De que falamos? Como promover uma educação para a Cidadania Global, através das Artes? Que mais valias advêm do desenvolvimento de projetos de Cidadania através das Artes? Em que planos se cruza o desenvolvimento do espírito cívico ativo, crítico e interventivo − das crianças e jovens?
Conteúdos
Os fundamentos normativos da ECG estão presentes na Recomendação da UNESCO sobre a Educação para a Compreensão, Cooperação e Paz Internacionais e a Educação Relativa aos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais (1974). Neste curso, nos domínios D e D9I iremos trabalhar os conteúdos referentes ao 1.º Grupo: Direitos Humanos (civis e políticos, económicos, sociais e culturais e de solidariedade); Ambiente e Sustentabilidade, focaremos todos os temas do 1º grupo, acrescentando os Media do 2º GRUPO; Os domínios: C16 - Tecnologias educativas e meios audiovisuais; A57 e C05 Literatura e Didática da língua e operam essa mesma transversalidade, trazendo ao curso a partilha de saberes, ferramentas de trabalho, estratégias e metodologias de ensino das TIC e das Artes, num contexto de promoção e desenvolvimento da literacia verbal, digital e visual, aplicado à formação de valores de cidadania.
Metodologias
As sessões terão um carácter teórico-prático, com recurso a metodologias e a instrumentos diversificados, valorizando as modalidades diagnóstica e formativa. Para cada módulo serão disponibilizados recursos pedagógicos, que compõem documentação e bibliografia específica. As sessões presenciais, serão dinamizadas em momentos de aquisição de conhecimentos e será igualmente dada aos/às formandos/as um espaço de partilha de experiências e de discussão, ao longo das diferentes sessões. Pretende-se que o percurso formativo deste curso, tenha implicações diretas na prática pedagógica dos/das docentes envolvidos/das, logo, a aplicação e experimentação das metodologias e estratégias apresentadas e delineadas no decurso das sessões presenciais conjuntas, promove prioritariamente o relacionamento interpessoal, numa perspetiva integradora e de intercâmbio profissional.
Avaliação
A avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, de 6 de maio de 2015 e em conformidade com o referencial: «Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.» Na avaliação dos/as formandos/as serão considerados três critérios com as respetivas valorações: Participação (2), Trabalho realizado nas sessões e entre sessões (4) e Trabalho Final (4).
Bibliografia
A Carta da Terra - https://earthcharter.org/wp-content/uploads/2021/02/Carta-da-Terra-em-portugues.pdfUNESCO, 2021.Learn for ourplanet. A global reviewofhowenvironmentalissuesare integrated in educationhttps://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377362ONU Declaração Universal dos Direitos Humanos, Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdfONU Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2016-2030 http://www.dge.mec.pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_desenvolvimento/Documentos/objetivos_desenvolvimento_sustentavel_2016-2030.pdfArtLab for HumanRightsand Dialogue - https://en.unesco.org/themes/learning-live-together/art-lab
Formador
Marisol Armas Carmelino
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-06-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 26-06-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 01-07-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 08-07-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 15-07-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |