Capacitação Digital de Educadores de Infância - Educação pré-escolar turma T2

Apresentação

Considera-se fundamental no PTD a integração e capacitação digital dos educadores de infância nas suas práticas pedagógicas. Esta capacitação representa uma forte aposta no processo de valorização e no desenvolvimento profissional dos docentes no domínio da literacia digital e das competências digitais, no sentido de os dotar das competências necessárias à integração transversal, de modo a que estas se afirmem como facilitadoras das práticas profissionais e pedagógicas e, simultaneamente, promotoras de inovação no processo de ensino e de aprendizagem. O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores é o referencial que dá suporte a este plano, contribuindo para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional

Destinatários

Educadores de Infância - Grupo 100 e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância - Grupo 100 e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância - Grupo 100 e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.

Objetivos

Pretende-se apoiar os educadores de infância na promoção de estratégias e de ações integradoras do digital que permitam melhorar a qualidade do trabalho realizado. São objetivos específicos da oficina: Conceber, selecionar e partilhar recursos digitais no âmbito da educação de infância; Integrar o digital nas propostas educativas, numa perspetiva da articulação plena das aprendizagens; Planificar, avaliar e comunicar com recurso ao digital. Capacitar os docentes da EPE para a promoção da utilização crítica e responsável de diferentes suportes digitais nas atividades do quotidiano das crianças.

Conteúdos

1. Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. (1h) 2. Exploração de estratégias de promoção do uso pedagógico de tecnologias digitais. (2h) 3. Exploração, seleção e adequação de Recursos Educativos Digitais (RED) ao contexto de aprendizagem. (3h) 4. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. (2h) 5. Exploração de recursos digitais de apoio ao planeamento e à avaliação das aprendizagens. (3h) 6. Planificação de atividades, projetos e outras metodologias com recurso às tecnologias digitais. (3h) 7. Utilização de estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da cidadania digital das crianças. (3h) 8. Apresentação e partilha das atividades desenvolvidas pelos formandos na oficina. (3h) 9. Reflexão e debate sobre as atividades apresentadas e análise dos resultados obtidos pela sua implementação. (3h) 10. Avaliação e conclusões. (2h)

Metodologias

As sessões síncronas são destinadas: - à exploração, reflexão e articulação das OCEPE com a integração dos ambientes digitais nas aprendizagens das crianças; - à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; - à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; Nas sessões assíncronas pretende-se: - a planificação e criação de atividades a implementar na educação pré-escolar, que promovam o desenvolvimento das CD dos docentes; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha. Na componente de trabalho autónomo, pretende-se que os formandos implementem as atividades planificadas nas sessões síncronas e assíncronas, em situações reais de ensino-aprendizagem, tendo por base as OCEPE, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. A implementação da Oficina tem por base uma disciplina criada no Moodle do Centro de Formação Calvet de Magalhães e que visa disponibilizar aos formandos os recursos apresentados e servir de plataforma de comunicação e entrega de trabalhos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho de reflexão final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

• Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf• Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.• Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation.European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf• Kampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf• Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L. e Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DGE. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf

Formador

Simão Elias Lomba

Isabel Maria Antunes Vieira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 10-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online assíncrona
3 16-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
4 16-10-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online assíncrona
5 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
6 23-10-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online assíncrona
7 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
8 30-10-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online assíncrona
9 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
10 06-11-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online assíncrona
11 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
12 13-11-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online assíncrona
13 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
14 20-11-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online assíncrona
Início: 09-10-2024
Fim: 20-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120113/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: ES José Cardoso Pires e Internet (Videoconferência)