Projeto Educativo e documentos estruturantes: desenvolvimento, revisão e monitorização turma T1

Apresentação

A melhoria contínua e a mudança são cada vez mais vitais para a qualidade das organizações escolares. Hoje, as escolas enfrentam desafios sem precedentes que realçam a necessidade de documentos estratégicos bem estruturados e interligados, como o Projeto Educativo, o Plano Anual de Atividades e os seus Regulamentos. Estes documentos são essenciais para divulgar o propósito da escola, a missão e a visão dos que nela trabalham e aprendem, orientando também a ação e a prática dos docentes. Num mundo em constante evolução, é crucial que estes documentos estratégicos sejam revistos e atualizados para garantir a sua eficácia e eficiência. A análise diagnóstica, estratégica, cíclica e contínua é a base deste processo, proporcionando um espaço para reflexão, reestruturação de estratégias e definição de estratégias para a sua monitorização contínua. Pretendemos, com esta oficina, (co)construir e/ou rever os documentos de planeamento estratégico da escola/agrupamento, estruturando propostas que respondam aos desafios educativos, sociais, pedagógicos, tecnológicos e organizacionais, de uma escola que se pretende moderna e proativa. O objetivo é plasmar nos documentos da escola a realidade de uma escola que está à altura dos desafios atuais, e que prepara os seus alunos para os desafios futuros, incorporando as preocupações e sugestões da comunidade em que se insere. O Projeto Educativo é um documento fundamental nesse caminho.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre os principais documentos de orientação estratégica (DOE) da escola; - Desenvolver estratégias de monitorização e acompanhamento da execução dos DOE; - Analisar os documentos existentes e reconhecer debilidades e potencialidades dos mesmos; - Perspetivar a inclusão da comunidade na construção e reflexão sobre os DOE; - Refletir (e reforçar os conceitos) sobre gestão da mudança; - Criar e utilizar ferramentas de diagnóstico (SWOT); - Clarificação de objetivos e metas; - Política de comunicação dos documentos estratégicos; - Partilha de responsabilidades para execução, monitorização e acompanhamento dos DOE; - Revisão e (co)construção dos DOE.

Conteúdos

A ação será desenvolvida em torno dos seguintes temas: 1. Apresentação do(s) formador(es), dos formandos e suas expectativas e plano de desenvolvimento da ação (2h) 2. Tipologias e conceitos fundamentais de Documentos de Orientação Estratégica (5h) 3. O objetivo do Projeto Educativo (5h) a. Estratégia de construção do documento através da criação de: b. Criação do modelo de documento c. Preparação da monitorização do documento e da articulação com os documentos de comunicação supervenientes ao mesmo nas diversas estruturas da organização escolar (entenda-se Conselho Geral, Conselho Pedagógico, ...) 4. A diagnose como ponto de partida para identificar aspetos relevantes no seio da organização (5h) a. Metodologias de diagnose b. Tipos de diagnose e finalidades das mesmas c. Utilização da diagnose como ponto de partida para a construção de mecanismos de orientação estratégica 5. O compromisso e a comunhão interna com o documento produzido – estratégias e calendarização (5h) a. A criação de momentos de reflexão interna alargada sobre o documento b. O compromisso das estruturas e da comunidade com o documento c. A criação de consensos alargados sobre o documento produzido d. A criação de uma calendarização de discussão e aprovação interna do documento produzido e. Elementos diferenciadores e culturais internos sobre o Projeto Educativo (o que são e como os inserir na produção do documento) 6. Partilha e revisão final do trabalho executado na formação, avaliação e encerramento da ação. (3h)

Metodologias

A formação, a decorrer em sessões de índole teórico/prática, será desenvolvida tendo por base uma metodologia de inspiração construtivista, na medida em que os formandos irão desenvolver as suas pesquisas de forma autónoma, embora partindo das reflexões feitas nas sessões (em grupo e individualmente), suscitadas pelos materiais e atividades propostas pelo formador. Assim, nestas sessões serão apresentados os conceitos e princípios fundamentais sobre cada conteúdo e os grupos de trabalho refletem sobre os problemas da organização escolar a que pertencem, apresentando soluções através de trabalhos de grupo. A análise de exemplos (e a planificação das atividades a desenvolver na escola) será suportada por um ambiente colaborativo de reflexão em grande e pequeno grupo. As atividades e debate à volta do propósito e conteúdos dos documentos partilhados, serão promotoras da colaboração e reflexão entre os diversos formandos, conducentes à construção e/ou revisão dos documentos estratégicos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos, uma reflexão individual e o trabalho final (de grupo) elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Azevedo, R., Fernandes, E., Lourenço, H., Barbosa, J., Silva, J., Costa, L., & Nunes, P. (2011). Projetos educativos: elaboração, monitorização e avaliação (1st ed.). Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação, I.P.Bernardes, C., & Miranda, F. (2004). Portefólio: uma escola de competências (1st ed.). Porto: Porto Editora, Lda.Morgado, J. C., & Pacheco, J. (2002). Construção e avaliação do projecto curricular de escola (1st ed.). Porto: Porto Editora.Santos, Á. A., Bessa, A. R., Pereira, D. S., Mineiro, J. P., Dinis, L. L., & Silveira, T. (2009). Escolas do futuro: 130 boas práticas de escolas portuguesas (1st ed.). Porto: Porto Editora, LDA.Batista, S., Gonçalves, E., Rosa, R., & Trigo, M. (2012). Projetos Educativos: para um modelo da sua elaboração. Lisboa: Projecto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência. https://www.escxel.com/uploads/1673441819_ESCXEL2012ModeloProjetosEducativos.pdf

Formador

Hugo Renato Peres Caldeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 29-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 26-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 28-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona
Início: 22-10-2024
Fim: 28-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125496/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None