Aprendizagem colaborativa e cooperativa: um processo para o sucesso turma T1
Apresentação
O trabalho do docente assenta ainda numa cultura individualista fortemente enraizada nas escolas, sendo um potencial obstáculo à partilha e reflexão conjunta, considerado como um constrangimento no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e das respetivas escolas. (Fullan, Hargreaves, 2001). A colaboração tem uma amplitude maior em relação à cooperação (Lima,2002:46) a colaboração representa mais do que uma mera cooperação entre professores. Colaboração e cooperação são formas de trabalho articulado e pensado em conjunto, pela interação dinâmica de vários intervenientes escolares, numa perspetiva meso e micro educativas em que da partilha nascem sinergias que contribuem para o sucesso educativo.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dotar os formandos das competências e ferramentas necessárias ao trabalho colaborativo Contribuir para a melhoria das aprendizagens dos discentes e para o desenvolvimento profissional dos docentes Despertar para a importância do trabalho em partilha, traduzida na mudança de práticas educativas tradicionais, de modo a produzir e implementar uma cultura de escola verdadeiramente colaborativa no sentido de Fullan e Hargeaves (2001).
Conteúdos
1. Introdução: Trabalho cooperativo e colaborativo: Conceitos (3 horas presenciais) 2 Formas de colaboração e partilha. Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo (3 horas presenciais) 3. Bloqueios no trabalho colaborativo. Limitações e constrangimentos Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo/equipa. (3 horas presenciais) 4.Cultura(s) escolar(es) e a cultura docente. Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo/equipa. (3 horas presenciais) 5. Comunidades aprendentes, desenvolvimento profissional e trabalho colaborativo (4 horas presenciais). 6.Validação e apresentação do documento final e de todos os instrumentos e documentos criados para a sua operacionalização sendo os formandos convidados a partilhar as suas reflexões, perspetivas e propostas de intervenção.
Metodologias
Esta ação de formação baseia-se em métodos ativos, com dinâmicas de grupo, reflexões conjuntas e trabalho colaborativo entre docentes. Existe ainda o recurso ao método expositivo para abordar alguns conceitos teóricos.
Avaliação
Parâmetros em avaliação: A) Participação na ação (contributos; intervenção nas sessões). B) Trabalhos/produtos desenvolvidos (observação de práticas; portefólio de exercícios; plano de trabalho individual; Aplicação de competências ao contexto - plano de intervenção; avaliação de práticas e materiais de apoio; (re)construção de unidades didáticas). C)Reflexão individual sobre o percurso formativo desenvolvido. A Classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10.
Bibliografia
Cortez, M; Nanita, P.; Pinto, S. & Siamens, A. (2018) Como liderar em Contextos de Problemas Sociais Complexos e deGovernação Integrada? in: Fatores Críticos de Sucesso e Governação Integrada. Lisboa: Forum para a GovernaçãoIntegrada 2.0. Pp. 13-67.Fullan & Hargreaves, A. (2001) Por que é que Vale a Pena Lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto: Porto EditoraLima, J. A. (2003). As culturas colaborativas nas escolas. Estruturas, processos e conteúdos. Porto: Porto EditoraMachado, J & Formosinho, J. (2016) Equipas Educativas e Comunidades de Aprendizagem in: Revista Portuguesa deInvestigação Educacional, vol. 16. pp. 11-31Moreira, S (2019) Cooperar para o Sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Pactor
Formador
mariana isabel maruta grazina
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |