Aprendizagem colaborativa e cooperativa: um processo para o sucesso turma T1

Apresentação

O trabalho do docente assenta ainda numa cultura individualista fortemente enraizada nas escolas, sendo um potencial obstáculo à partilha e reflexão conjunta, considerado como um constrangimento no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e das respetivas escolas. (Fullan, Hargreaves, 2001). A colaboração tem uma amplitude maior em relação à cooperação (Lima,2002:46) “a colaboração representa mais do que uma mera cooperação entre professores”. Colaboração e cooperação são formas de trabalho articulado e pensado em conjunto, pela interação dinâmica de vários intervenientes escolares, numa perspetiva meso e micro educativas em que da partilha nascem sinergias que contribuem para o sucesso educativo.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Dotar os formandos das competências e ferramentas necessárias ao trabalho colaborativo Contribuir para a melhoria das aprendizagens dos discentes e para o desenvolvimento profissional dos docentes Despertar para a importância do trabalho em partilha, traduzida na mudança de práticas educativas tradicionais, de modo a produzir e implementar uma cultura de escola verdadeiramente colaborativa no sentido de Fullan e Hargeaves (2001).

Conteúdos

1. Introdução: Trabalho cooperativo e colaborativo: Conceitos (3 horas presenciais) 2 Formas de colaboração e partilha. Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo (3 horas presenciais) 3. Bloqueios no trabalho colaborativo. Limitações e constrangimentos Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo/equipa. (3 horas presenciais) 4.Cultura(s) escolar(es) e a cultura docente. Realização de uma atividade orientada em regime de trabalho de grupo/equipa. (3 horas presenciais) 5. Comunidades aprendentes, desenvolvimento profissional e trabalho colaborativo (4 horas presenciais). 6.Validação e apresentação do documento final e de todos os instrumentos e documentos criados para a sua operacionalização sendo os formandos convidados a partilhar as suas reflexões, perspetivas e propostas de intervenção.

Metodologias

Esta ação de formação baseia-se em métodos ativos, com dinâmicas de grupo, reflexões conjuntas e trabalho colaborativo entre docentes. Existe ainda o recurso ao método expositivo para abordar alguns conceitos teóricos.

Avaliação

Parâmetros em avaliação: A) Participação na ação (contributos; intervenção nas sessões). B) Trabalhos/produtos desenvolvidos (observação de práticas; portefólio de exercícios; plano de trabalho individual; Aplicação de competências ao contexto - plano de intervenção; avaliação de práticas e materiais de apoio; (re)construção de unidades didáticas). C)Reflexão individual sobre o percurso formativo desenvolvido. A Classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10.

Bibliografia

Cortez, M; Nanita, P.; Pinto, S. & Siamens, A. (2018) “ Como liderar em Contextos de Problemas Sociais Complexos e deGovernação Integrada?” in: Fatores Críticos de Sucesso e Governação Integrada. Lisboa: Forum para a GovernaçãoIntegrada 2.0. Pp. 13-67.Fullan & Hargreaves, A. (2001) Por que é que Vale a Pena Lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto: Porto EditoraLima, J. A. (2003). As culturas colaborativas nas escolas. Estruturas, processos e conteúdos. Porto: Porto EditoraMachado, J & Formosinho, J. (2016) “Equipas Educativas e Comunidades de Aprendizagem” in: Revista Portuguesa deInvestigação Educacional, vol. 16. pp. 11-31Moreira, S (2019) Cooperar para o Sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Pactor

Formador

mariana isabel maruta grazina

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 11-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 14-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 18-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 28-10-2024
Fim: 21-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125449/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária José Cardoso Pires, Sto A. dos Cavaleiros