Percursos educativos de sucesso: Abordagem centrada na diferenciação pedagógica turma T1
Apresentação
Criar um plano de não retenção no ensino básico é um dos objetivos do programa XXIGC e, como tal, acolhido pelo CENFORES. No entanto, as taxas de retenção revelam que ainda está por cumprir este objetivo. Uma das principais necessidades identificadas é a mudança das abordagens pedagógicas dos professores, que atualmente assentam preferencialmente no modo simultâneo, onde todos os alunos aprendem as mesmas lições ao mesmo ritmo, com os mesmos materiais e o mesmo nível de apoio, desconsiderando as suas necessidades e dificuldades. Estas práticas contribuem para o insucesso dos alunos, potenciando desigualdades e exclusão escolar e social.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Assumindo a prioridade de concretização de uma política educativa centrada nas pessoas que garanta a igualdade de acesso à escola pública, promovendo o sucesso educativo e, por essa via, a igualdade de oportunidades, o principal objetivo da presente formação é o de promover práticas pedagógicas e didáticas assentes na diferenciação pedagógica. A diferenciação pedagógica assume-se como uma ferramenta principal/primordial para gerir as diferentes necessidades e dificuldades de aprendizagem dos alunos, promovendo percursos educativos de sucesso, trabalhando de forma intensiva e diferenciada com os alunos que revelam mais dificuldades e, assim, evitar a utilização da retenção escolar.
Conteúdos
Esta ação tem como motor de desenvolvimento a auto-reflexão e auto-avaliação sobre as suas crenças e práticas de retenção escolar, bem como a mobilização de práticas de diferenciação pedagógica. Assim sendo, a formação está organizada em 3 módulos centrais: 1) Auto-avaliação de crenças e práticas de retenção escolar e práticas de diferenciação pedagógica; 2) Mudança de crenças relativamente à retenção escolar; 3) Práticas de diferenciação pedagógica. Módulo 1: Neste módulo será proposto aos professores que auto-avaliem as suas crenças e práticas de retenção e práticas de diferenciação pedagógica, através da resposta a um instrumento de auto-avaliação e auto-reflexão. Relativamente às crenças de retenção os professores serão levados a refletir sobre questões como: o quão fortemente acreditam na eficácia da retenção escolar; que alunos estarão mais em risco de serem retidos; quantos alunos geralmente propõem para retenção, anualmente; que fatores contribuem para a decisão de retenção, etc. No que diz respeito à diferenciação pedagógica, propõe-se aos professores que reflitam sobre a utilização de diversas práticas de diferenciação remetendo para: organização dos materiais; planeamento educativo; avaliação; e organização do trabalho dos alunos. Módulo 2: Neste módulo será proposto um conjunto de ferramentas para a mudança de crenças sobre a retenção escolar. Estas incluem: informação sobre a legislação e números relativos à retenção escolar em Portugal; informação sobre fatores de risco associados à retenção escolar e efeitos da retenção quer a nível académico como não académico; e de estudos de caso de alunos alvo de retenção escolar. Módulo 3: Neste modulo serão abordadas teorias e práticas sobre os modelos de diferenciação pedagógica atuais no âmbito da educação inclusiva. Por esta via, serão expostos e abordados os diferentes modelos teóricos. Adicionalmente, serão apresentadas e debatidas práticas de diferenciação pedagógica, com base nos modelos apresentados, recorrendo a estudos de caso, observação de vídeos, e à experiência dos professores participantes. A conjugação destes três módulos pressupõe que o desenvolvimento profissional dos professores tenha por base, não só as suas concepções e práticas actuais, mas, acima de tudo, que sejam os principais autores do seu desenvolvimento. Portanto, a metodologia desta formação assenta, primordialmente, no enquadramento do professor reflexivo. Sabendo que as crenças poderão actuar como barreira na inovação pedagógica, pretende-se aprofundar o auto-conhecimento dos professores aliado a um conhecimento aprofundado sobre as actuais práticas de diferenciação.
Avaliação
A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os seguintes critérios: A) Participação = 15% (realização das atividades propostas nas sessões) B) Construção do portefólio = 20% (reflexões individuais) C) Reflexão final integrando os elementos A e B = 65% Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Carvalho, L. M. S. (2018). A diferenciação pedagógica e curricular na voz de docentes. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 18, 57-88.Gaitas, S., Carêto, C., Peixoto, F., & Castro Silva, J. (2022). Differentiated instruction: to be, or not to be, that is the question. International Journal of Inclusive Education. https://doi.org/10.1080/13603116.2022.2119290Goos, M., Pipa, J., & Peixoto, F. (2021). Effectiveness of grade retention: A systematic review and meta-analysis. Educational Research Review, 34. 100401. Https://doi.org/10.1016/j.edurev.2021.100401Nunes, L. C., Seabra, C., & Reis, A. B. (2016). Será a repetição de ano benéfica para os alunos? Resultados para Portugal. Fundação Francisco Manuel dos SantosSantos, N. N., Monteiro, V. (2021), Crenças de professores e futuros professores portugueses sobre a reprovação no 2º ano de escolaridade. Revista Brasileira de Educação: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260068.
Formador
Joana Cândido Pipa
SERGIO MIGUEL PROTASIO GAITAS
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 19-06-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |