O papel de alunos e professores na (re)configuração dos espaços de aprendizagem turma T1 Certificada

Apresentação

A reconfiguração da escola para que alerta o PASEO na sua introdução, necessita de professores devidamente apetrechados mas simultaneamente acreditando que estas mudanças são necessárias e possíveis. Não basta equipar as escolas com as tecnologias digitais ou transformar a sua arquitetura, para proporcionar um ambiente confortável e envolvente. Temos que dar a cada professor as ferramentas de que necessita para ser um agente transformador da sala de aula. É indispensável envolver professores e alunos em novos processos de ensino e aprendizagem, proporcionando um impacto positivo no desenvolvimento das competências dos alunos e, para tal, é necessário preparar os professores para trabalhar com laboratórios de Educação Digital enquanto espaços de suporte à aprendizagem, proporcionando a todos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Explorar cenários de aprendizagem promotores do envolvimento dos alunos na construção da sua aprendizagem; Explorar metodologias ativas que incentivam os alunos a desenvolver a sua autonomia; Apoiar as escolas numa implementação bem sucedida de cenários inovadores de ensino e aprendizagem; Fornecer uma visão clara das práticas inovadoras de ensino e aprendizagem para uma mudança gradual e sustentável do sistema de ensino; Entender o avaliar para aprender enquanto processo de recolha e interpretação de evidências a usar por alunos e professor.

Conteúdos

Práticas de ensino promotoras da reconfiguração dos espaços de aprendizagem; Flexibilização das metodologias e técnicas de ensino; Procura de soluções adaptáveis capazes de dar resposta às características e necessidades dos alunos; Integrar a avaliação em todo o processo de aprendizagem, monitorizando-a e apoiando a sua construção; Orientar os professores na procura das tecnologias que são mais eficazes na promoção da aprendizagem e na melhoria do ensino; Reconfigurar a sala de aula colocando sempre no centro o aluno e a aprendizagem a ser construída; O trabalho colaborativo (aluno/aluno; professor/professor; aluno/professor) prevalece e estimula a comunicação para a resolução de problemas de forma criativa. Privilegiar a avaliação com intuito formativo: Objetivos de aprendizagem, critérios de avaliação e autoavaliação; A abordagem do erro e as conceções avaliativas; O uso efetivo do Feedback – feedback formativo.

Metodologias

Presencial: Enquadramento teórico – em grupo turma Elaboração de instrumentos e materiais pedagógico-didáticos – em pequeno grupo Apresentação e discussão dos materiais produzidos Discussão dos resultados obtidos Trabalho autónomo: Aplicação dos materiais em contexto de escola e/ou sala de aula Aferição dos materiais e recursos Registo síntese da aplicação e aferição

Avaliação

A avaliação tem carácter qualitativo e quantitativo, escala [0,10], Despacho nº 4595/2015. Consideram-se três critérios: Participação, Trabalho realizado nas sessões e entre sessões, Trabalho Final (2+4+4=10). Participação: Pontualidade (0,16), Intervenções (Pertinência/Clareza) (0,60), Empenho/Iniciativa (0,68), Relação Interpessoal (0,20), Cooperação/Partilha (0,36). Trabalho realizado nas sessões e entre sessões: Conhecimentos Demonstrados /Autonomia (1,50) e Delineamento de Procedimentos/Produção de Materiais (2,50). Trabalho final: Correção Formal (1), Conteúdo (Rigor, Fundamentação, Coerência Interna, Apresentação) (1,5) e Aplicação (1,5). Este incide sobre as vertentes teórica e prática da ação e apresentado sob a forma de Relatório de Reflexão Crítica ou de Relatório de Progresso e Reflexão Crítica Final (podendo completar Portefólios). A estrutura e forma do Trabalho Final Individual seguirão as normas indicadas no documento "Normas de apresentação do trabalho individual".

Bibliografia

Designing innovative and inclusive learning spaces (2022) -Webinar https://fcl.eun.org/webinar-designing-innovative-and-inclusive-learning-spacesEarl, L. (2013). Assessment as learning: using classroom assessment to maximize student learning (2nd ed.). Thousand Oaks: Corwin Press.European Schoolnet, 2022. Rethinking teaching and learning https://fcl.eun.org/documents/10180/14689/FCL+brochure_A4_8pages_2022-V3.pdf/766332cd-7a0c-f8a0-7b9d-d8e1def21f74?t=1673264974457Vieira, I. A. (2013). A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem (tese de mestrado). Lisboa: Universidade Aberta.Vieira, I.A. (2019). Avaliar para aprender nas disciplinas de inglês e matemática no ensino secundário (tese de doutoramento). Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Formador

Isabel Maria Antunes Vieira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 22-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 29-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 05-06-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 19-06-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 24-06-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 26-06-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
Início: 15-05-2024
Fim: 26-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125513/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 40 h
Local: Escola Secundária da Ramada