Escape Rooms Educativos turma T3

Apresentação

A sala de aula do séc. XXI é um espaço cada vez mais exigente. Os Escape Rooms Educativos surgem como uma ferramenta de gamificação capaz de suscitar interesse e motivação junto dos alunos, bem como de trabalhar diferentes competências, estejam elas aliadas ao currículo ou não.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial; Professores de Música/Ensino Artístico;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial; Professores de Música/Ensino Artístico;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Entender os conceitos de Gamificação e de Escape Room. - Perceber como se podem construir Escape Rooms Educativos. - Conhecer o potencial desta ferramenta como estratégia educativa capaz de melhorar a aprendizagem dos alunos.

Conteúdos

- Benefícios Escape Rooms Educativos no processo ensino/aprendizagem. - Princípios da criação de um Escape Room Educativo. - Recursos e ferramentas para desenhar um Escape Room Educativo. - Exemplos de diferentes Escape Rooms Educativos.

Formador

Susana Raquel Marques Pereira Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 27-05-2024
Fim: 27-05-2024
Acreditação: ACD272
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Videoconferência