As Aplicações Digitais em Contexto Educativo turma T3
Apresentação
Este curso de formação pretende incentivar os docentes a integrarem nas suas aulas diversas aplicações educativas que visam contribuir para a utilização de redes de aprendizagem colaborativas. Tendo em conta o desafio com que os docentes se deparam no sentido de se atualizarem profissionalmente, serão dadas a experimentar ferramentas que promovam metodologias de ensino dinâmicas em contexto de sala de aula. A realização deste curso justifica-se também pela crescente necessidade das escolas promoverem uma utilização segura e responsável da internet por parte dos alunos. Em suma, pretende-se o dar a conhecer aos docentes uma diversidade de aplicações educativas que poderão adequar-se aos mais variados programas disciplinares e atividades de sala de aula, bem como, propiciar um espaço de reflexão conjunta sobre a mudança e consolidação das práticas educativas atuais.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Com esta ação de formação pretende-se: - Promover inovação no processo de ensino e de aprendizagem. - Dar a conhecer as mais recentes práticas de utilização de ferramentas digitais. - Fomentar a integração das TIC no contexto de sala de aula. - Apoiar a implementação de novas práticas educativas, que se adequem ao contexto de ensino atual. - Refletir sobre o papel das novos recursos digitais utilizados em benefício do processo de aprendizagem dos alunos. - Incentivar a utilização de redes de aprendizagem colaborativas. - Promover uma utilização segura da internet.
Conteúdos
Sessão 1 Síncrona - (3h) Apresentação da ação de formação. Sessão 2 Assíncrona - (3h) As aplicações digitais em contexto educativo. O bom o mau ou o vilão? Sessão 3 - Assíncrona - (3h) Realidade Aumentada HP Reveal - Quiver Sessão 4 - Assíncrona - (3h) Apresentações electrónicas interactivas NearPod e PearDeck Sessão 5 - Assíncrona - (3h) Ferramentas Colaborativas (Padlet e Linoit) Sessão 6 - Assíncrona - (3h) Ferramentas de Quiz (PollEverywhere e Kahoot) Sessão 7 - Assíncrona - (3h) Ferramentas de novas formas de interface (QR Codes, Shazam e Photomath) Sessão 8 Síncrona (4h) Apresentação / discussão sobre o trabalho desenvolvido ao longo da formação. Procedimentos para avaliação da formação.
Metodologias
A formação realizar-se-á em formato e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas. Para cada tópico serão disponibilizadas documentação e bibliografia específicas. Cada sessão organizar-se-á com uma apresentação dos conteúdos e propostas de actividades/ exercícios e um fórum individual por sessão. Os formandos terão oportunidades de trabalho individual e/ou em grupo, privilegiando-se o tratamento de propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento e as experiências e conhecimentos prévios dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e orientando os formandos no tratamento das questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento dos formandos, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão, chat e/ou correio eletrónico.
Avaliação
A avaliação dos formandos foca a assiduidade e participação nas sessões, bem como a realização de uma reflexão e trabalho final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Carrega, João António Marques da Costa - A utilização do telemóvel em contexto educativo [Em linha] : um estudo de caso sobre as representações de alunos e de professores dos 9º e 12º anos de escolaridade. Lisboa : [s.n.], 2011. XII, 109, XXIX p. - http://hdl.handle.net/10400.2/2043Campos, Artur André Martinez - Adopting smartphone applications for Second Language Acquisition: investigating readiness and acceptance of mobile learning in two Higher Education Institutions - http://hdl.handle.net/10362/21992- Dias, P. (2014). Viver na Sociedade Digital - Tecnologias digitais, novas práticas e mudanças sociais. Cascais: Princípia.Ferrari, A. (2013). DIGCOMP: A Framework for Developing and Understanding Digital Competence in Europe. Luxembourg: Publications Office of the European Union. DOI: 10.2788/52966. http://is.jrc.ec.europa.eu/pages/EAP/DIGCOMP.html
Formador
João Miguel Bolinhas dos Santos Mouro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-06-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 25-06-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 27-06-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 15-07-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |