O uso pedagógico de robôts no 2º e no 3º ciclos turma T1
Apresentação
A robótica educativa tem imensas potencialidades pedagógicas para o desenvolvimento das competências do PASEO, sendo ainda ótima para motivar e envolver os alunos. Com esta ACD, que tem um caráter prático, vamos aprender a usar os robots como um poderoso instrumento ao serviço da educação.
Destinatários
Professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
-Desenvolver o pensamento computacional, no 2º e no 3º ciclos, através de robótica educativa; -Criar um cenário de aprendizagem interdisciplinar com robótica educativa.
Conteúdos
- Pensamento computacional; - Tipos de robôs: diferenças e semelhanças, objetivos fundamentais, modo de funcionamento; - Como planear um cenário de aprendizagem recorrendo à robótica educativa no contexto do ensino básico.
Formador
Sílvia Raquel Prieto e Menezes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |