O uso pedagógico de robôts no 2º e no 3º ciclos turma T1

Apresentação

A robótica educativa tem imensas potencialidades pedagógicas para o desenvolvimento das competências do PASEO, sendo ainda ótima para motivar e envolver os alunos. Com esta ACD, que tem um caráter prático, vamos aprender a usar os robots como um poderoso instrumento ao serviço da educação.

Destinatários

Professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

-Desenvolver o pensamento computacional, no 2º e no 3º ciclos, através de robótica educativa; -Criar um cenário de aprendizagem interdisciplinar com robótica educativa.

Conteúdos

- Pensamento computacional; - Tipos de robôs: diferenças e semelhanças, objetivos fundamentais, modo de funcionamento; - Como planear um cenário de aprendizagem recorrendo à robótica educativa no contexto do ensino básico.

Formador

Sílvia Raquel Prieto e Menezes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-12-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 19-12-2024
Fim: 19-12-2024
Acreditação: ACD315
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: ES José Cardoso Pires