260

Interação humano-animal e intervenções assistidas por animais no contexto educativo: introdução, conceitos chave e neurociência turma T2

Apresentação

Na última década, diferentes profissionais (ex. professores, terapeutas, investigadores) se focaram nos benefícios e impacto da interação humano-animal no bem-estar humano a nível social, cognitivo, emocional e fisiológico. A inclusão de tais benefícios na melhoria da qualidade de vida e/ou independência de pessoas em situação de vulnerabilidade tem ganho especial relevância através das intervenções assistidas por animais, por exemplo, no desenvolvimento de projetos no contexto educativo

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

1) Sensibilizar a comunidade escolar sobe os benefícios da interação humano-animal 2) Expor os princípios básicos e conceitos chave por detrás das intervenções assistidas por animais 3) Identificar aplicabilidade das IAA no contexto educativo e em diferentes objetivos educativo-terapêuticos 4) Expor casos práticos de IAA em contexto escolar

Conteúdos

• Tema 1 – Interação humano-animal: introdução, conceitos chave e neurociência • Tema 2 – Intervenções assistidas por animais Tema 2.1 – Introdução e conceitos chave Tema 2.2 – Animais de IAA e benefícios Tema 2.3 – Multisensorialidade, centralidade e multifuncionalidade Tema 2.4 – Desenho de sessão Tema 2.5 – IAA no contexto educativo e objetivos educativo terapêuticos • Tema 3 – Casos práticos

Formador

Daiana Karen Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-12-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
Início: 04-12-2024
Fim: 04-12-2024
Acreditação: ACD311ND
Modalidade: ACD
Pessoal: Não docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Videoconferência