É nas Interações que Tudo Acontece! turma T1
Apresentação
A Intervenção Precoce na Infância (IP) destina-se a crianças dos 0-6 anos com alterações de desenvolvimento ou em risco de as adquirir e suas famílias e cuidadores. Em Portugal o DL nº.281/2009, cria o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), onde se insere a ELI de Loures que responde ao concelho de Loures. Pretende-se disseminar práticas de IP desta equipa e sensibilizar os formandos para a importância das interações no desenvolvimento das crianças dos 0-6 anos.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores da Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores da Educação Especial.
Objetivos
1 - Adquirir competências no desenvolvimento infantil ao nível da vinculação, competências emocionais e linguísticas das crianças dos 0-6 anos; 2 - Refletir sobre interações, articulação e sustentabilidade de recursos humanos; 3 - Conhecer a rede concelhia de respostas de ação social, saúde e educação; 4 - Sensibilizar para a Intervenção precoce na Infância: ELI de Loures.
Conteúdos
1 - Vinculação dinâmica humana, desenvolvimento emocional, desenvolvimento da linguagem das crianças dos 0-6 anos; 2 - Partilha dos vários serviços da comunidade como facilitador d articulação de serviços de apoio às crianças e famílias; 3 - Enquadramento no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância: práticas de Intervenção Precoce da ELI de Loures.
Anexo(s)
Formador
Helena Maria Paulino Deserto Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-05-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 28-05-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |