Ser cidadão é: conhecer, refletir, agir, em defesa dos valores democráticos turma T1
Apresentação
A democracia é o regime mais frágil de todos os regimes, pois trata-se do único regime que é inclusivo, contudo é essa fragilidade que o torna único, que o torna poderoso. O que pode cada um de nós fazer para: promover uma cidadania ativa, que tenha como referência os valores democráticos; promover uma cidadania que não aceite o desrespeito pelos Direitos Humanos, destacando-se o racismo e a desigualdade de género/violência doméstica, um flagelo que continua em Portugal após 25 de Abril de 1974.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial e Professores do Grupo 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial e Professores do Grupo 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Conhecer e refletir sobre o conceito de cidadania na Grécia Antiga, nos regimes ditatoriais do século XX e nas democracias; 2. Distinguir História de Cidadania; 3. Reconhecer que a desigualdade de género não é inerente à natureza humana; 4. Ser cidadão num regime democrático: promover a realização de atividades que tenham como referência «conhecer, refletir, agir».
Conteúdos
1. Conceitos de cidadanias na Grécia Antiga, nos regimes ditatoriais do século passado e nas democracias; 2. História não é cidadania, mas História também é cidadania; 3. Desigualdade de género, um problema que continua presente na atual democracia portuguesa - a igualdade de género existiu na Pré-História, logo a desigualdade de género é uma construção social; 4. «Deus, Pátria, Família», a mentira dos regimes ditatoriais de extrema-direita.
Anexo(s)
Observações
Esta ação de formação de curta duração é destinada aos docentes do AELSM
Formador
Ana Rute Carvalhal Gonçalves Saboga
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-07-2024 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |