Linhas de Torres Vedras e Património Local: uma abordagem para a articulação interdisciplinar turma T1Certificada
Apresentação
Articulação vertical, horizontal, transversalidade do currículo, cumprimento de diretivas sobre património local, em que a diversidade e extensão do Agrupamento é privilegiado, e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
1. Dotar docentes de ferramentas recursos estratégias adequadas atualizadas para a articulação interdisciplinar do espaço museológico. 2. Criar estratégias que favoreçam hábitos de salvaguarda do património, envolve-los na preservação e responsabilização pelos espaços e tempos culturais. 3. Promover atualização científica no âmbito da investigação de ponta do CILTRHLT. 4. Promover a comunicação em ambientes colaborativos e de partilha de metodologias valorizando a informação fidedigna.
Conteúdos
1. As Linhas de Torres Vedras no contexto das Guerras Napoleónicas e a 3.ª Invasão Francesa (Património Nacional e Local) 2. As alterações no modo de vida da população do século XIX 3. Conservação de património histórico, geológico e natural 4. Geometria, volumes e simetrias dos Fortes 5. Incentivar hábitos de saúde saudável aliados à atividade física
Anexo(s)
Formador
Ana Rute Carvalhal Gonçalves Saboga
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |