Incluir para Intervir - Os desafios da Comunidade Escolar turma T1
Apresentação
A presente ação é dinamizada como processo de partilha e reflexão, sobre práticas de intervenção na inclusão de alunos migrantes e alunos com necessidades educativas, em contexto escolar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Professores do Grupo 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Professores do Grupo 360. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Professores do Grupo 360.
Objetivos
1- Melhorar a inclusão dos alunos migrantes. 2- Melhorar a inclusão dos alunos NEE. 3- Melhorar o processo de ensino e aprendizagem no curriculo. 4- Melhorar o sucesso educativo.
Conteúdos
- Intervir para Integrar Jovens. - Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo. - Diversidades Linguísticas nas Escolas Portuguesas - PLNM e Integração. - Saúde e Bem Estar nas Escolas. - Intervir para Integrar Crianças Migrantes – um caso de sucesso. - Todos na mesma maré… Nem todos no mesmo barco. - Saúde Mental dos Professores. - Sentir para Incluir. - As Famílias do Contexto Educativo. - As Diferenças na Educação Especial.
Anexo(s)
Formador
Guida Paula Oliveira Rocha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2024 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 08-07-2024 (Segunda-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |