A Comunicação Alternativa e Aumentativa na promoção da inclusão turma T1
Apresentação
Os livros e materiais pedagógicos não estão na sua maioria adaptados para serem acedidos por crianças com disfunções neuromotoras ou crianças com dificuldades de específicas de aprendizagem. No sentido de dotar os professores do 1º ciclo e da educação especial, de competências adequadas para criação de recursos acessíveis a estes alunos, o CRTIC Loures promove uma formação de curta duração sobre Software para Comunicação Alternativa e Aumentativa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Reconhecer as principais características de comunicação do utilizador para a escolha de um SAAC; - Conhecer as potencialidades das aplicações destinadas à criação de conteúdos e à leitura inclusiva; - Produzir recursos no Grid 3; - Dotar os professores de educação especial de competências adequadas para criação de recursos.
Conteúdos
- Explorar quadros pré-definidos; - Funções básicas do GRID 3 (legendas, texto, imagens); - Listas de palavras; - Teclados de interpretação de uma história.
Anexo(s)
Observações
Artigo 8.º - releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e do Grupo de Recrutamento 360. Artigo 9.º - releva para efeitos de progressão em carreira de Professores na dimensão científica e pedagógica para o Grupos de Recrutamento 100 - Educação pré-escolar, 110 - 1.º ciclo do ensino básico e Educação Especial, 910, 920 e 930.
Total de Inscritos PD + PND = 15
Formador
Carlos Vieira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-09-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |