294

A Comunicação Alternativa e Aumentativa na promoção da inclusão turma T1

Apresentação

Os livros e materiais pedagógicos não estão na sua maioria adaptados para serem acedidos por crianças com disfunções neuromotoras ou crianças com dificuldades de específicas de aprendizagem. No sentido de dotar os professores do 1º ciclo e da educação especial, de competências adequadas para criação de recursos acessíveis a estes alunos, o CRTIC Loures promove uma formação de curta duração sobre Software para Comunicação Alternativa e Aumentativa.

Destinatários

Destina-se exclusivamente aos assistentes operacinais do Agrupamento de Escolas João Villaret

Objetivos

- Reconhecer as principais características de comunicação do utilizador para a escolha de um SAAC; - Conhecer as potencialidades das aplicações destinadas à criação de conteúdos e à leitura inclusiva; - Produzir recursos no Grid 3; - Dotar os professores de educação especial de competências adequadas para criação de recursos.

Conteúdos

- Explorar quadros pré-definidos; - Funções básicas do GRID 3 (legendas, texto, imagens); - Listas de palavras; - Teclados de interpretação de uma história.

Anexo(s)

acd328t1-programa.pdf

Observações

Total de Inscritos PD + PND = 15

Formador

Carlos Vieira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-09-2024 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 04-09-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
Início: 03-09-2024
Fim: 04-09-2024
Acreditação: ACD328ND
Modalidade: ACD
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas João Villaret