Avaliar para Aprender - Parceiros na Mudança turma T1

Apresentação

A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, consagra mudanças significativas na forma como entendemos o desenvolvimento do currículo, a planificação de aulas e a avaliação para as aprendizagens. Pretende-se com esta ação permitir a consolidação de conhecimentos no âmbito da avaliação formativa e em particular no desenvolvimento de conhecimento sobre técnicas e práticas diversificadas de avaliação formativa. Pretende-se que a avaliação pedagógica assuma uma lugar de centralidade na reflexão da escola para todos, valorizando fatores de sucesso que apostem na utilização da diversidade de instrumentos de avaliação e na adequação dos mesmos aos domínios de aprendizagem a desenvolver, permitindo ao aluno, demonstrar as suas competências de diferentes formas, assumindo-se que as técnicas de testagem apresentam algumas limitações e que quanto mais criterial a mesma for, melhor será a qualidade do feedback pedagógico e consequentemente maior será o progresso do aluno.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover o aprofundamento do conhecimento no domínio da avaliação pedagógica; Conhecer instrumentos e técnicas de avaliação formativa; Partilhar experiências de sucesso no âmbito das atividades pedagógicas de avaliação formativa; Elaborar recursos educativos de suporte à implementação das práticas de avaliação formativa em sala de aula; Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular que contemplem a avaliação na planificação do processo de avaliação das aprendizagens;

Conteúdos

1. Enquadramento curricular: documentos de referência; 2. Projeto Educativo, Sistemas de avaliação e Sistema de classificação; 3. Natureza, fundamentos e objetivos da Avaliação pedagógica; 4. Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa); 5. O papel do professor numa avaliação formativa de qualidade; 6. O papel central do aluno no processo de avaliação formativa; 7. Critérios de sucesso e a sua importância no processo de avaliação formativa; 8. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores; 9. As componentes do feedback: feed up, feedback e feed forward; 10. Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a estruturar a sua própria aprendizagem; 11. Construir instrumentos de avaliação formativa que permitam a facilitação do feedback pedagógico e a autorregulação das aprendizagens. Estruturas das sessões 1ª sessão: Objetivos e organização do curso de formação; estabelecimento do plano de trabalho, incluindo a avaliação dos formandos. Debate geral sobre a metodologia a seguir; escolha das primeiras focagens; constituição dos grupos de trabalho; consensualização do calendário; apresentação/discussão do guião para o trabalho a desenvolver na oficina de formação. Atividade de Focus Group sobre percepção e avaliação informal. 2ª sessão: Natureza e Fundamentos da avaliação; Tipos de avaliação, Enquadramento legal atual da avaliação em Portugal. Documentos Curriculares de Referência; Avaliação formal e Informal. Projeto Educativo e sistemas de avaliação e classificação. 3ª sessão: O papel do professor numa avaliação formativa de qualidade; O papel central do aluno no processo de avaliação formativa; Exemplos Práticos. Partilha de Experiências. 4ª Sessão: Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores; As componentes do feedback: feed up, feedback e feedforward; Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a estruturar a sua própria aprendizagem. 5ª Sessão: Construir instrumentos de avaliação formativa que permitam a facilitação do feedback pedagógico e a autorregulação das aprendizagens. Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a estruturar a sua própria aprendizagem. Reflexão conjunta. Partilha de casos práticos. 6ª Sessão: Critérios de sucesso e a sua importância no processo de avaliação formativa. 7ª Sessão: Reflexão em grupos da aplicação dos trabalhos em sala de aula. Aspetos a melhorar. Reformulação de instrumentos em grupos de trabalho. Critérios de Sucesso. conclusão dos trabalhos de grupo. Início da apresentação dos trabalhos. 8ª sessão: Conclusão da apresentação dos trabalhos em plenário; debate; análise e discussão em conjunto da importância das rubricas no processo formativo da avaliação. Avaliação.

Metodologias

As sessões ocorrerão de acordo com a planificação de sessões apresentada no campo dos conteúdos da ação. Grupos de trabalho: Análise crítica, em pequenos grupos, dos recursos construídos e sua pertinência, a partir da prática letiva. Realização de exercícios práticos. Análise de resultados obtidos. Apresentação em plenário dos trabalhos realizados.

Avaliação

A avaliação dos formandos será baseada, de acordo com o Estatuto da Carreira Docente, numa escala de 1 a 10 valores, mediante o seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação individual dos trabalhos produzidos. A avaliação final da ação será realizada mediante o preenchimento de um inquérito pelos formandos, elaborado pelo Centro de Formação para a Avaliação Final da Ação e análise dos mesmos juntamente com alguns itens referidos no relatório do formador.

Bibliografia

Martins, Guilherme d’Oliveira (coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da EducaçãoBrookhardt, S. (2008). How to give effective feedback to your students. ASCD: Alexandria, Virginia.Brookhardt, S. (2013). How to create rubrics for formative assessment and grading. ASCD: Alexandria, VirgFernandes, D. (2019). Avaliação formativa. Folha de apoio à formação - Projeto MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação.Fernandes, D. (2019). Rubricas. Folha de apoio à formação - Projeto MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação.

Formador

Sónia Silva da Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
2 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
3 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
4 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
5 05-12-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
6 12-12-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 22:30 5:00 Online síncrona
Início: 31-10-2024
Fim: 12-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-130191/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Internet (Videoconferência)