E se o meu trabalho se fizesse sozinho!... turma T1
Apresentação
Nesta ACD vamos aprender, na prática, como automatizar processos e ganhar tempo que podemos usar para o que é realmente importante. Esta ACD foi concebida de modo a ser útil para utilizadores (de informática) iniciados, proficientes e vançados. Serão exploradas algumas potencialidades combinadas do Gmail, Google Sheets, Google Forms e Google Scripts. Exemplos - Recolha e tratamento de dados e comunicação personalizada com: [Prof] - Alunos [DT] - Enc. Educação [PB] - Utilizadores BE
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Compreender regras simples que permitem a recolha e tratamento de dados de uma forma eficaz, 2. Identificar algumas potencialidades de ferramentas associadas ao Gmail para automatizar processos e ganhar tempo, 3. Aprender a usar a função query para organizar os dados de acordo com as minhas necessidades, 4. Criar e executar um script Google para executar ações ações simples e complexas.
Conteúdos
1. Recolha e tratamento de dados 2. Automatização de processos 3. Como obter a resposta que preciso a partir de um conjunto de dados: Query no Google Sheets 4. Introdução à programação com o Google scrips: fazer um programa simples e usar um programa previamente criado
Formador
Simão Elias Lomba
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |