401

iRead4skills: melhorar as competências de leitura na educação de adultos turma T1

Apresentação

A leitura é uma competência essencial para a aprendizagem, essencial para o mercado de trabalho e para levar uma vida plena e significativa. iRead4Skills visa melhorar as competências de leitura da população adulta através da criação de um sistema inteligente que avalia a complexidade do texto e sugere materiais de leitura adequados, contribuindo para reduzir lacunas de competências e para facilitar o acesso à informação e à cultura. A ACD reflete e dá a conhecer iRead4Skills.

Destinatários

Professores / Formadores de educação de adultos: cursos EFA, FM, PLA e RVCC; Coordenadores de Centros Qualifica e de oferta para adultos. Ver prioridades nas observações.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Objetivos: - apresentar o projeto iRead4Skills - sensibilizar os professores/formadores para a importância do significado da complexidade textual na promoção das literacias no ensino de adultos - fornecer ferramentas teóricas e práticas para lidar com a complexidade textual e a leiturabilidade num contexto de promoção de literacias da população adulta.

Conteúdos

Conteúdos: 1. O que é literacia e quais os seus níveis em contexto da população adulta 2. O que torna um texto complexo e quais os desafios 3. Conceitos (complexidade textual e leiturabilidade) e Ferramenta ALT 4. iRead4Skills: inovação com descritores e corpus do projeto

Observações

Prioridade aos formadores de cursos de adultos presenciais (Educação e Formação de Adultos, Formações Modulares, Português Língua de Acolhimento) e responsáveis por esses cursos (todos os grupos de recrutamento).

Formador

Isabel Cristina de Castro Martins Pestana Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-04-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
Início: 29-04-2025
Fim: 29-04-2025
Acreditação: ACD347
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Internet (Videoconferência)

INSCREVER-ME