Desenvolvimento de competências sociais e emocionais em alunos e professores turma T1

Apresentação

A aprendizagem socioemocional consiste num processo de aquisição e aplicação de conhecimentos, atitudes e competências necessárias para reconhecer e gerir as emoções; desenvolver cuidado e preocupação com os outros; tomar decisões responsáveis; estabelecer relações positivas e ter capacidade de lidar com situações do quotidiano (Domitrovich et al., 2017). A investigação realça que a aquisição destas competências pode potenciar o uso das funções executivas e constituir-se como um fator crítico no processo de mudança de comportamento, sobretudo do ponto de vista da prevenção, uma vez que surge associada a resultados sociais, comportamentais e académicos determinantes para o desenvolvimento saudável, aspetos amplamente estudados como determinantes para o desempenho dos alunos na escola (Domitrovich et al.,2017). O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017) permite identificar áreas e competências que exigem o desenvolvimento de competências socio-emocionais. Contudo, a formação docente não tem acautelado devidamente o desenvolvimento destas competências e habilidades interpessoais e intrapessoais (Davis, et al., 2021). É, assim, importante, partilhar com os docentes a investigação mais recente nestas áreas e apresentar programas de intervenção cientificamente validados e respetivos exercícios práticos de treino que, implementados junto dos alunos, contribuem para equilibrar as exigências académicas com as competências cognitivas, sociais e emocionais, incrementar o envolvimento dos alunos na escola e estimular positivamente o seu desempenho académico (OECD, 2015; Oliveira et al., 2021), agora mais debilitadas em resultado da pandemia (Matos, 2023).

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Identificar aspetos modificáveis, contextuais e individuais, que contribuem para qualidade dos ambientes de aprendizagem, gestão de sala de aula, e relação professor-aluno. 2. Aceder aos fundamentos teóricos que justificam a importância de intervenções socioemocionais no desenvolvimento profissional e na sala de aula. 3. Apreender os benefícios deste tipo de intervenção em contexto educativo 4. Apreender o enquadramento teórico em que assenta uma sala de aula pró-social 5. Refletir sobre a importância da interligação entre o ensino de competências académicas, sociais e emocionais. 6. Sensibilizar os docentes para a aprendizagem socioemocional e as estratégias conscientes de autorregulação emocional 7. Desenvolver a capacidade de reconhecer em si e nos alunos dificuldades no relacionamento intrapessoal e interpessoal e adquirir ferramentas para autorregulação consciente 8. Conhecer alguns programas de promoção de competências socioemocionais cientificamente atestados no contexto educativo 9. Realizar exercícios práticos, com projeção pedagógica

Conteúdos

• Competências socioemocionais: evolução e definição do conceito. Fatores contextuais e individuais que interferem na qualidade dos ambientes de aprendizagem, na gestão de sala de aula, e na relação professor-aluno. Promoção do desenvolvimento pessoal e profissional na sala de aula: perspetiva histórica e fundamentos teóricos. Competências socioemocionais: benefícios das intervenções SEL em contexto educativo . Mecanismos psicológicos envolvidos no treino de competências socioemocionais. Papel do professor no desenvolvimento de competências socioemocionais. A sala de aula pró-social - comportamento do professor, as suas competências socioemocionais e efeito nos alunos. Intervenções multinível, programas de promoção de competências socioemocionais cientificamente atestados no contexto educativo: exploração de modelos. Apresentação de estratégias incorporadas em diferentes programas de promoção de competências socioemocionais pelos formandos.

Metodologias

Modalidade b-learning: metodologia de ensino composta por sessões presenciais e não presenciais (síncronas e assíncronas), recorrendo à plataforma Moodle. Nas sessões presenciais e não presenciais, mas síncronas, o formador está em contato direto com a turma, presencialmente ou na sala virtual através do zoom, interagindo com os formandos e dinamizando a sessão com caráter teórico-prático. Recorrer-se-á a apresentações, vídeos e outros materiais pedagógicos, para assegurar a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Procurar-se-á assegurar a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo, com recurso a documentação específica e um guião de caráter prático, privilegiando-se a experiência e necessidade de cada escola/ agrupamento e os contextos profissionais dos formandos, individualmente e em pequeno grupo.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das sessões; - Participação nas atividades de interação; - Execução das tarefas propostas; - Apresentação de trabalho final; - Relatórios críticos individuais dos formandos. A avaliação será expressa de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores.

Bibliografia

Domitrovich, C. E., Durlak, J. A., Staley, K. C., & Weissberg, R. P. (2017). Social-Emotional Competence: An Essential Factor for Promoting Positive Adjustment and Reducing Risk in School Children. Child development, 88(2), 408–416. https://doi.org/10.1111/cdev.12739Duncan, G. J., Dowsett, C. J., Claessens, A., Magnuson, K., Huston, A. C., Klebanov, P., et al. (2007). School readiness and later achievement. Developmental Psychology, 43, 1428– 1446.Eliot, Joy, & Hirumi, Atsusi. (2019). Emotion theory in education research practice: an interdisciplinary critical literature review. Educational Technology Research and Development. 10.1007/s11423-018-09642-3.Wigelsworth, M., Lendrum, A., Oldfield, J., Scott, A., Bokkel, I., Tate, K., et al. (2016). The impact of trial stage, developer involvement and international transferability on universal social and emotional learning programme outcomes: a meta-analysis. Cambridge J. Educ. 46, 347–376. doi: 10.1080/0305764X.2016.1195791Jennings, P. A., & Greenberg, M. T. (2009). The Prosocial Classroom: Teacher Social and Emotional Competence in Relation to Student and Classroom Outcomes. Review of Educational Research, 79(1), 491–525.

Formador

Dulce de Sousa Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 08-05-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online assíncrona
3 10-05-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
4 13-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 15-05-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online assíncrona
6 20-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 22-05-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online assíncrona
8 27-05-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 06-05-2025
Fim: 27-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126331/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: None

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