
Desenvolvimento de competências sociais e emocionais em alunos e professores turma T1
Apresentação
A aprendizagem socioemocional consiste num processo de aquisição e aplicação de conhecimentos, atitudes e competências necessárias para reconhecer e gerir as emoções; desenvolver cuidado e preocupação com os outros; tomar decisões responsáveis; estabelecer relações positivas e ter capacidade de lidar com situações do quotidiano (Domitrovich et al., 2017). A investigação realça que a aquisição destas competências pode potenciar o uso das funções executivas e constituir-se como um fator crítico no processo de mudança de comportamento, sobretudo do ponto de vista da prevenção, uma vez que surge associada a resultados sociais, comportamentais e académicos determinantes para o desenvolvimento saudável, aspetos amplamente estudados como determinantes para o desempenho dos alunos na escola (Domitrovich et al.,2017). O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017) permite identificar áreas e competências que exigem o desenvolvimento de competências socio-emocionais. Contudo, a formação docente não tem acautelado devidamente o desenvolvimento destas competências e habilidades interpessoais e intrapessoais (Davis, et al., 2021). É, assim, importante, partilhar com os docentes a investigação mais recente nestas áreas e apresentar programas de intervenção cientificamente validados e respetivos exercícios práticos de treino que, implementados junto dos alunos, contribuem para equilibrar as exigências académicas com as competências cognitivas, sociais e emocionais, incrementar o envolvimento dos alunos na escola e estimular positivamente o seu desempenho académico (OECD, 2015; Oliveira et al., 2021), agora mais debilitadas em resultado da pandemia (Matos, 2023).
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Identificar aspetos modificáveis, contextuais e individuais, que contribuem para qualidade dos ambientes de aprendizagem, gestão de sala de aula, e relação professor-aluno. 2. Aceder aos fundamentos teóricos que justificam a importância de intervenções socioemocionais no desenvolvimento profissional e na sala de aula. 3. Apreender os benefícios deste tipo de intervenção em contexto educativo 4. Apreender o enquadramento teórico em que assenta uma sala de aula pró-social 5. Refletir sobre a importância da interligação entre o ensino de competências académicas, sociais e emocionais. 6. Sensibilizar os docentes para a aprendizagem socioemocional e as estratégias conscientes de autorregulação emocional 7. Desenvolver a capacidade de reconhecer em si e nos alunos dificuldades no relacionamento intrapessoal e interpessoal e adquirir ferramentas para autorregulação consciente 8. Conhecer alguns programas de promoção de competências socioemocionais cientificamente atestados no contexto educativo 9. Realizar exercícios práticos, com projeção pedagógica
Conteúdos
Competências socioemocionais: evolução e definição do conceito. Fatores contextuais e individuais que interferem na qualidade dos ambientes de aprendizagem, na gestão de sala de aula, e na relação professor-aluno. Promoção do desenvolvimento pessoal e profissional na sala de aula: perspetiva histórica e fundamentos teóricos. Competências socioemocionais: benefícios das intervenções SEL em contexto educativo . Mecanismos psicológicos envolvidos no treino de competências socioemocionais. Papel do professor no desenvolvimento de competências socioemocionais. A sala de aula pró-social - comportamento do professor, as suas competências socioemocionais e efeito nos alunos. Intervenções multinível, programas de promoção de competências socioemocionais cientificamente atestados no contexto educativo: exploração de modelos. Apresentação de estratégias incorporadas em diferentes programas de promoção de competências socioemocionais pelos formandos.
Metodologias
Modalidade b-learning: metodologia de ensino composta por sessões presenciais e não presenciais (síncronas e assíncronas), recorrendo à plataforma Moodle. Nas sessões presenciais e não presenciais, mas síncronas, o formador está em contato direto com a turma, presencialmente ou na sala virtual através do zoom, interagindo com os formandos e dinamizando a sessão com caráter teórico-prático. Recorrer-se-á a apresentações, vídeos e outros materiais pedagógicos, para assegurar a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Procurar-se-á assegurar a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo, com recurso a documentação específica e um guião de caráter prático, privilegiando-se a experiência e necessidade de cada escola/ agrupamento e os contextos profissionais dos formandos, individualmente e em pequeno grupo.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das sessões; - Participação nas atividades de interação; - Execução das tarefas propostas; - Apresentação de trabalho final; - Relatórios críticos individuais dos formandos. A avaliação será expressa de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores.
Bibliografia
Domitrovich, C. E., Durlak, J. A., Staley, K. C., & Weissberg, R. P. (2017). Social-Emotional Competence: An Essential Factor for Promoting Positive Adjustment and Reducing Risk in School Children. Child development, 88(2), 408416. https://doi.org/10.1111/cdev.12739Duncan, G. J., Dowsett, C. J., Claessens, A., Magnuson, K., Huston, A. C., Klebanov, P., et al. (2007). School readiness and later achievement. Developmental Psychology, 43, 1428 1446.Eliot, Joy, & Hirumi, Atsusi. (2019). Emotion theory in education research practice: an interdisciplinary critical literature review. Educational Technology Research and Development. 10.1007/s11423-018-09642-3.Wigelsworth, M., Lendrum, A., Oldfield, J., Scott, A., Bokkel, I., Tate, K., et al. (2016). The impact of trial stage, developer involvement and international transferability on universal social and emotional learning programme outcomes: a meta-analysis. Cambridge J. Educ. 46, 347376. doi: 10.1080/0305764X.2016.1195791Jennings, P. A., & Greenberg, M. T. (2009). The Prosocial Classroom: Teacher Social and Emotional Competence in Relation to Student and Classroom Outcomes. Review of Educational Research, 79(1), 491525.
Formador
Dulce de Sousa Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |