421

X Encontro de Escritores Lusófonos - Pelos caminhos da literatura infantojuvenil turma T1

Apresentação

A leitura constitui-se como uma base sólida no desenvolvimento educacional, cultural e social pleno dos alunos. Com esta premissa, realiza-se o X Encontro de Escritores Lusófonos. Pelos caminhos da literatura infanto-juvenil, que se traduz numa oportunidade preciosa para promover a reflexão, o debate e a partilha de práticas que corroborem a importância da leitura literária, da ilustração e da oralidade enquanto motores de construção de cidadãos críticos e conscientes. Convocam-se, também, as bibliotecas públicas e as bibliotecas escolares como bases fundamentais no decorrer do processo educativo, posicionando-se como espaços de construção cultural e de cidadania ativa. Assim, pretende-se abordar estratégias inovadoras e dinâmicas de exploração, de construção, de fruição do texto literário, com incursões sobre as artes que se ligam, desde a ilustração à narração oral, tendo em conta os espaços facilitadores citados. Dando forma às proposições apresentadas, estas consolidar-se-ão em quatro oficinas que atravessam quatro quadrantes essenciais para o desenvolvimento de programas de leitura que deem resposta às problemáticas atuais: leitura com adolescentes; leitura digital; leitura e filosofia; leitura em voz alta. O encontro reveste-se, de uma forma global, como um momento de partilha de práticas entre profissionais da educação, do livro e das bibliotecas que permita consolidar ações e deixe pistas para a continuação de um trabalho consistente.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, do Grupo de Recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, do Grupo de Recrutamento 360. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, do Grupo de Recrutamento 360.

Objetivos

• Promover a reflexão crítica sobre a importância da leitura, da literatura, da ilustração e da oralidade para o desenvolvimento integral dos alunos. • Divulgar recursos de apoio à leitura e à promoção de literacias. • Promover dinâmicas de leitura envolvendo as linguagens da literatura, da ilustração e da narração oral em ambiente escolar. • Consolidar a importância do acesso ao livro e à leitura como condição de cidadania plena.

Conteúdos

• Dia 29 de Maio (receção, painéis, debates, visita guiada à exposição de ilustração – 6 horas) – Receção de participantes - Sessão de abertura – Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr. Hugo Martins, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura – Inauguração e visita comentada à exposição “Não apaguem as palavras”, com Sofia Paulino - Painel 1: Histórias do mundo: da tradição oral à escrita e à leitura – Painel 2: Quando as palavras e as ilustrações andam de mãos dadas. - Painel 3: Há sempre um livro que nos torna leitores. - Conversas e partilhas sobre novos desafios, tendências e perspetivas da Literatura Juvenil • Dia 30 de maio (Oficinas a decorrer em simultâneo, com duração de 3 horas cada) - Oficina “Leitura e adolescência: um binómio fantástico?”, com Paula Cusati - Oficina “Ler com a ponta dos dedos”, com Benita Prieto - Oficina “Filosofia, Literatura e infância”, com Joana Rita Sousa - Oficina “Leitura em voz alta”, com Rodolfo Castro • Dia 31 de Maio (momentos culturais e lançamento de livros – 3 horas) - Hora do Conto - Sessão de ilustração ao vivo, com Paulo Galindro - Apresentações de livros

Metodologias

- No dia 29 de maio, a formação decorrerá sob a forma de seminário, com um conjunto de painéis temáticos com a participação de especialistas convidados. Em cada painel, haverá um período para reflexão conjunta com os participantes, abrindo o debate ao público. - No dia 30 de maio, decorrerão quatro oficinas, com a participação máxima de 25 docentes em cada uma. As oficinas incidem sobre quatro temas: leitura com adolescentes; leitura digital; leitura e filosofia; leitura em voz alta. - No dia 31 de maio, terão lugar os momentos culturais a acontecer na Biblioteca Municipal de Odivelas: hora do conto; ilustração ao vivo e lançamento de livros com a presença do autores.

Avaliação

Participação nas sessões; registo de participação; relatório final sobre uma das temáticas desenvolvidas no Encontro. A avaliação expressar-se-á de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua de professores.

Bibliografia

Araújo, H. (2016). “O texto e a leitura literária na biblioteca escolar: fundamentos, estratégias e atividades”. Lisboa. Rede de Bibliotecas Escolares.Ferreira, S. J. e Silva, A. C. (2020). “Contributos da literatura infantil para o desenvolvimento da empatia”. in Revista Entreler n.º0. pp.41-48. Lisboa. Plano Nacional de Leitura.Petit, M. (2024). “Somos animais poéticos”. Matosinhos. Kalandraka.Ramos, A. M. (2010). “Literatura para a infância e ilustração. Leituras em diálogo.” Porto. Tropelias & Companhia.Silva, S. R. (2011). “Perspectivas sobre a Literatura para a infância e juventude”. Porto. Tropelias & Companhia.

Formador

Cláudia Cristina Almendra Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-05-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 29-05-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 30-05-2025 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 30-05-2025 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 31-05-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 29-05-2025
Fim: 31-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134953/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Biblioteca Municipal D. Dinis, Odivelas

INSCREVER-ME