OUVIR FALAR EM LÍNGUA ESTRANGEIRA - DESENVOLVER COMPETÊNCIAS UTILIZANDO AS TIC EM APRENDIZAGEM ATIVA turma T1

Apresentação

A aprendizagem ativa é um processo de ensino que tem como objetivo envolver os alunos nas atividades de aprendizagem levando-os a pensar sobre aquilo que estão a fazer pois, de acordo com Prince (2004), os estudantes aprendem melhor quando se envolvem e participam ativamente na sua aprendizagem. Baseia-se nos pressupostos construtivistas de que o conhecimento não é transmitido mas sim construído pela atividade mental do aluno (Michael, 2006). Atendendo ao perfil do aluno do sec. XXI, pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores para a utilização de recursos e ferramentas necessárias para a concretização de práticas de aprendizagem ativa nas suas salas de aula, apoiando a sua utilização pedagógica e refletindo criticamente sobre as potencialidades desta aplicação nos seus contextos educativos concretos.

Destinatários

Professores dos Grupos 210, 220, 320, 330, 340, 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 320, 330, 340, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 320, 330, 340, 350.

Objetivos

• Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, centradas no aluno, no contexto atual de ensino e de aprendizagem • Promover o conceito BYOD (Bring your ow n device) • Promover o trabalho autónomo dos alunos explorando as competências do século XXI; • Organizar atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos recorrendo às TIC • Selecionar/construir/adaptar recursos didáticos digitais a usar na aula com os alunos no sentido de promover as competências de ouvir e falar em LE e refletir criticamente sobre as suas potencialidades • Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo na escola que favoreçam a partilha de práticas pedagógicas promotoras da integração da filosofia da aprendizagem ativa nas práticas da sala de aula e/ou na escola.

Conteúdos

1. Conceito de aprendizagem ativa. Ambientes de aprendizagem centrados no aluno. 2. Apresentação do conceito de BYOD (Bring your ow n device). Apresentação de práticas com ferramentas online. 3. Exploração de ferramentas com o intuito de construir conteúdos numa perpetiva de aprendizagem ativa: 3.1. Google Drive 3.2. Flipgrid Kahoot 3.3. Quizizz Edpuzzle 3.4. Audacity 3.5. Padlet Vocaroo

Metodologias

Esta formação tem um cariz teórico/prático, centrando-se numa constante articulação entre os pressupostos teóricos e os documentos orientadores. A metodologia de realização da ação será teorico-prática, com momentos de exposição e sistematização de conceitos e apresentação de exemplos e boas práticas, seguindo-se trabalho prático de exploração das ferramentas apresentadas e a planificação e construção de tarefas e atividades a realizar pelos alunos em sala recorrendo a métodos e estratégias de aprendizagem ativa. Assim, as sessões decorrerão da seguinte forma: a) Sessões plenárias de formação em grupo b) Sessões de trabalho a pares de exploração das ferramentas apresentadas e planificação de atividades a realizar pelos alunos em sala de aula c) Sessões plenárias finais

Avaliação

A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de valores 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007, de 26 de Setembro, orientada pelos seguintes critérios: - qualidade da participação nas sessões, nomeadamente na realização das tarefas propostas e reflexões efetuadas - qualidade e adequação dos materiais elaborados e da planificação de atividades de aprendizagem ativa para implementação/aplicação em sala de aula com os alunos - qualidade da reflexão individual escrita final.

Bibliografia

Coldw ell, J., Craig, A. & Goold, A. (2011) Using eTechnologies for Active Learning. Interdisciplinary Journal of Information, Know ledge, and Management, 6, 95-106. Retirado de http://bit.ly/2jbIj33Eison, J. (2010). Using Active Learning Instructional Strategies to Create Excitement and Enhance Learning. Retirado de http://bit.ly/2kt2MNBFelder, R. M. & Brent, R. (2009) Active Learning: An Introduction. ASQ Higher Education Brief, 2(4). Retirado de http://bit.ly/2jbFA9TGerard, Joseph G.; Knott, Melissa J.; Lederman, Reena E. (2012). Three Examples Using Tablet Technology in and Active Learning Classroom: Strategies for Active Learning Course Design Using Tablet Technology. Global Education Journal, 2012, Issue 4, 91-114. Retirado de http://bit.ly/2jlWKg4Prince, M. (2004). Does Active Learning Work? A Review of the Research. Journal of Engineering Education, 93(3), 223-231. Retirado de http://bit.ly/2jbNMXJ

Formador

Rita Graça Zurrapa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-06-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 24-06-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 26-06-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 01-07-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 10-07-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 17-06-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124684/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária José Cardoso Pires

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