
Professor e Artista: Práticas Colaborativas em Sala de Aula turma T1
Apresentação
O curso tem como base o projecto 1O x 1O, integrado no Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência (PGECC), que junta artistas e professores, com o objectivo de proporem e desenvolverem experiências pedagógicas em contexto de sala de aula. O que é que podemos fazer para tornar os conteúdos programáticos mais relevantes para os alunos, relacionando-os com os seus universos, experiências e questões? Será que poderemos desenvolver novas estratégias para ensinar conteúdos específicos? Poderemos alternar metodologias de ensino: entre um ensino transmissivo e um ensino que ensina aprendendo e em que se aprende participando? O curso pretende explorar o potencial de uma colaboração entre professor e artista em respostas a estas questões. Este curso surge como uma resposta às constantes necessidades de formação do pessoal docente, com a realização de ações de formação de qualidade, de carácter transdisciplinar no âmbito das práticas artísticas aplicáveis aos conteúdos do programa curricular do ensino básico e secundário. As exigências da escola dos dias de hoje pedem ainda uma articulação e colaboração entre docentes, de várias disciplinas, numa relação de cooperação e cultura de equipa.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 360, 400, 410, 600, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 360, 400, 410, 600, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
O curso Professor e Artista: Práticas Colaborativas em Sala de Aula, pretende também divulgar experiências, ideias, materiais, ferramentas e estratégias que possibilitem o desenvolvimento de uma prática de investigação e de inovação educacional, contribuindo para uma prática pedagógica na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula, regendo-se pelos seguintes objetivos: 1. Reconhecer o conceito de micropedagogia e o seu contexto; 2. Compreender o processo de criação de uma metodologia alternativa, assente na prática artística na relação com a prática letiva; 3. Refletir sobre a sua própria prática pedagógica; 4. Resolver, através de micro ações, questões relativas ao espaço físico, ao tempo, aos comportamentos e aos contextos em que opera.
Conteúdos
Resumo dos conteúdos da ação: Dinâmicas de Apresentação; O corpo no espaço; Escuta ativa; A voz e o corpo no processo comunicativo; A atenção: interior e exterior; Gestão de energia; Relaxamento e confiança; As biografias pessoais na sua relação com os conteúdos programáticos; Abstração e concreto; Instalação, performance, e outros dispositivos; Dispositivos de Low e high technology; Criação de experiências/momentos de aprendizagem conceito de micropedagogia. Métodos de Colaboração; Dramaturgia emergente e a planificação de uma aula; Metodologia: Open Space Technology (OST); Aquecimento, arrefecimento e ritual; Mente crítica e criativa. 1ª Sessão (3 horas) a) Atividades de apresentação individual e partilha de expectativas; b) Exercícios de ocupação do espaço e de disrupção do espaço: c) Jogo: Posso? Vem!; d) Criação de uma instalação performativa sobre memórias pessoais associado a um conteúdo programático; 2ª Sessão (3 horas) a) Momento de reflexão crítica e criativa: de que forma é que a dinâmica da sessão anterior se aplica à realidade da prática letiva? b) Criação colaborativa de várias micropedagogias a partir da máquina para desbloquear problemas; c) Partilha das várias micropedagogias criadas em colaboração a partir dos problemas de cada participante; d) Síntese final. 3ª Sessão (3 horas) a) Podemos aquecer em modo revisão da matéria?: exercícios de aquecimento: como é que eu me preparo enquanto professor para entrar numa sala de aula; b) Exercício de confiança; c) Exercícios sobre o impulso e a ação-reação; d) Corporizações: exemplos práticos; e) Isto não é matéria: criação de propostas que partem de conteúdos programáticos, criados a partir de exercícios dramáticos (escrita, corpo, voz). 4ª Sessão (3 horas) a) O que é trabalhar em grupo: criação de colaborações pedagógicas e transdisciplinares a partir da Metodologia: Open Space Technology (OST); b) Criação de uma máquina poética portátil para desbloquear problemas pedagógicos a partir do material de cada participante; c) Exercícios de arrefecimento e de fecho: a aula como uma ritual; d) Síntese final.
Metodologias
As sessões terão uma forte componente interativa e prática. Haverá momentos expositivos e demonstrativos dos modelos, dos materiais e das técnicas a abordar, seguidos de momentos práticos de exploração e concretização de exercícios. Apesar dos conteúdos do programa serem abordados de uma forma maioritariamente prática serão inseridas contextualizações teóricas em pontos-chave das sessões, onde serão disponibilizados aos participantes os elementos informativos e formativos que permitirão uma abordagem mais sustentada das especificidades do tema, em suporte papel e consulta de uma bibliografia de referência. Na última sessão da ação formativa, os participantes deverão apresentar uma micropedagogia aplicada a um conteúdo a definir durante a formação, nos moldes definidos pelas formadoras.
Avaliação
Este é um curso de aprendizagem eminentemente prática, que desenvolve o seu programa apoiada predominantemente no método ativo. O domínio dos conteúdos só poderá ser alcançado através da realização de exercícios práticos. Por esse motivo, o trabalho desenvolvido nas sessões assenta sobretudo na realização de exercícios e de experimentação sobre um conteúdo específico. A avaliação dos formandos terá em conta a sua assiduidade e a sua participação nas sessões, bem como a realização de um exercício final (instrumento de avaliação) em que aborda os conteúdos trabalhados e evidencia a sua aplicabilidade ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
ASLAN, Odette (2003) Le Corps en Jeau; Paris: Centre National de la Recherche Scientifique.BROOK, Peter (2008) O Espaço Vazio; Lisboa: Orfeu Negro BURROWS, Jonathan (2010) A Choreographers Handbook; New York: Routledge.WALLENSTEIN, Madalena, PEDRO, Rita, SILVESTRE, Ana, SILÊNCIO, Teatro (2014) Se Não Havia Nada Como É Que Surgiu Alguma Coisa; Lisboa: Fábrica das Artes, Centro Cultural de Belém.WALLENSTEIN, Madalena Ed. (2015) Raízes da Curiosidade Tempo de Ciência e Arte; Lisboa: Fábrica das Artes, Centro Cultural de Belém.Programa 10X10 Micropedagogias: https://gulbenkian.pt/images/mediaRep/descobrir/documentos/2012/PGECC/Micropedagogias_Site.pdf Escrever Sobre Mim (videotutorias): http://descobrirblog.gulbenkian.pt/escrever-sobre-mim/ Open Space Technology (OST): http://ktchange.com/openspace.html