X Jornadas da ESR: Mundos Digitais, Mentes Reais: Olhares sobre Práticas Emergentes turma T1

Apresentação

Vivemos um tempo marcado pela presença constante do digital, que transforma a comunicação, a aprendizagem e o ensino. As escolas, como espaços de formação, devem acompanhar estas mudanças. As Jornadas Pedagógicas ""Mundos Digitais, Mentes Reais"" promovem a reflexão sobre os desafios e possibilidades dos ambientes digitais na educação, explorando práticas emergentes como o ensino híbrido, a ludificação, a IA e a autoria digital. Vivemos num tempo em que a presença do digital é ubíqua e transformadora, impondo-se como elemento estruturante das nossas formas de viver, comunicar, aprender e ensinar. As escolas, enquanto espaços privilegiados de formação, não podem ficar à margem destas transformações. As Jornadas Pedagógicas com o título Mundos Digitais, Mentes Reais: Olhares sobre Práticas Emergentes propõem-se refletir sobre os desafios e as possibilidades que os ambientes digitais trazem à educação. O título escolhido convoca uma tensão produtiva: por um lado, os mundos digitais, em constante expansão, ricos em ferramentas, linguagens e possibilidades interativas; por outro, as mentes reais, dos alunos, professores e outros profissionais na educação, que habitam estes contextos, enfrentando exigências cognitivas, emocionais e éticas. Entre estes dois polos emergem práticas pedagógicas inovadoras, muitas vezes impulsionadas por contextos de mudança acelerada, como o ensino híbrido, a ludificação, o uso da inteligência artificial, ou a valorização da autoria digital dos alunos. Este encontro visa, assim, fomentar um espaço de diálogo entre docentes, investigadores e outros agentes educativos, onde se partilhem experiências, se debatam estratégias e se explorem caminhos para mentes críticas, criativas e estratégias pedagógicas desafiantes. Repensar o papel da escola à luz das práticas emergentes é também um contributo para uma educação mais inclusiva, significativa e alinhada com os desafios do século XXI. Teremos três convidados ao longo da manhã que irão partilhar o seu enorme conhecimento: António Teixeira (Coordenador Científico do LE@D e Professor Associado com vínculo permanente na Universidade Aberta – Ph.D. pela ULisboa) Mónica Pinto (Pediatra do Neurodesenvolvimento,- Lic.pela ULisboa) Daniela Pedrosa (Profª Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Santarém – Ph.D. pela UTrás-os-Montes e Alto Douro)

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, Educação Especial e do Grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, Educação Especial e do Grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Refletir sobre o impacto do digital na educação, promover práticas pedagógicas inovadoras e fomentar o pensamento crítico.

Conteúdos

Palavras chave: Educação digital, inteligência artificial, metodologias ativas, bem-estar digital, competências do século XXI, inclusão, ética no uso da tecnologia e partilha de boas práticas docentes.

Formador

Ana Paula Rocha

Maria Prazeres Simões Moço Casanova

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 14:00 5:00 Online síncrona
Início: 04-07-2025
Fim: 04-07-2025
Acreditação: ACD348
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 5 h
Local: None

INSCREVER-ME