Aprender Geometria com o Geogebra turma T1

Apresentação

Todos os professores devem ter a oportunidade de explorar o GeoGebra, uma vez que consiste num software para todos os níveis de ensino e que permite trabalhar os conteúdos do tema Geometria, de uma forma dinâmica, rápida e rigorosa. Para além disso o documento das Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico remete no tema da Geometria para a utilização de Ambientes de Geometria Dinâmica.

Destinatários

Professores dos Grupos 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem ser capazes de: - Compreender que as ferramentas tecnológicas devem ser consideradas como recursos incontornáveis e potentes para o ensino e a aprendizagem da Matemática; - Estar capacitados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para a utilização do Geogebra no ensino da Geometria, seguindo as orientações das AE de Matemática para o Ensino Básico; • Realizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e alertados para os problemas que possam surgir na utilização do Geogebra.

Conteúdos

Exploração do tema Geometria e Medida, com recurso ao Geogebra.

Metodologias

Presencial: 1.ª sessão (Presencial) - Apresentação da estrutura da ação; Apresentação de uma experiência de ensino com recurso ao Geogebra, com alunos de 6.º ano. 2.ª sessão (Presencial) - Organização de grupos de trabalho. Seleção de um tópico a explorar com o Geogebra. 3.ª sessão (Síncrona) - Apresentação de uma experiência de ensino com alunos de 5.º ano. 4.ª e 5.ª sessões (Presenciais) - Planificação de uma atividade com base no tópico escolhido. 6.ª sessão (Síncrona) - Reflexão sobre as ações do professor perante as dificuldades dos alunos; 7.ª e 8.ª sessões (Presenciais) - Organização de documentos para partilha da experiência de ensino em contexto de sala de aula. 9.ª e 10.ª sessões (Presenciais) - Apresentação dos trabalhos de grupo. Reflexão sobre aspetos positivos e fragilidade na utilização do geogebra. Trabalho autónomo:Após a 1.ª sessão - Leitura de um artigo que relata uma experiência de ensino. Breve análise das ideias chave do artigo. Após a 2.ª sessão - Pesquisa de tarefas que permitam explorar o tópico escolhido. Após a 3.º sessão - Leitura de um artigo que contempla a regulação de aprendizagem numa experiência de ensino com recurso ao Geogebra. Após a 4.ª e 5.ª sessões - Preparação dos materiais necessários para a planificação. Após a 6.ª sessão - Leitura de um artigo sobre recomendações na utilização do Geogebra. Após a 7.ª e 8.ª sessões - Aplicação em sala de aula. Após a 9.ª e 10.ª sessões - Reflexão individual dos formandos.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais e nas sessões síncronas, a planificação de tarefas para os alunos e análise da sua realização na sala de aula, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação

Bibliografia

Santos, E., Santos, L. (2019).O papel do Geogebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo. Quadrante, Volume XXVII, n.º1.Loureiro, C., Pereira, G. (2021). Ensino da geometria com o Geogebra duas experiências em diálogo. Educação e Matemática, 160, (30-32).Canavarro, A. P. , Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P., &Espadeiro, G. (2021) . Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico. ME-DGE.

Formador

Guida Paula Oliveira Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 09-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 14-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 21-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 23-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 28-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 04-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
8 06-06-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
9 25-06-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 07-05-2025
Fim: 25-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135039/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: None

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