Educação para a Interculturalidade turma T1

Apresentação

A ação de formação “Educação para a Interculturalidade” surge da necessidade de preparar os educadores e professores para os desafios atuais em termos de diversidade cultural nas salas de aula. Num contexto cada vez mais globalizado, as escolas tornam-se um espaço de encontro de várias culturas, e a promoção de uma educação inclusiva e intercultural é fundamental para a formação integral dos/as alunos/as. A formação insere-se no plano de atividades da entidade proponente, que visa a capacitação contínua dos profissionais de educação, assegurando que estes estão preparados para lidar com questões de multiculturalismo, discriminação e inclusão de forma eficaz, favorecendo um ambiente educativo mais equitativo e enriquecedor para todos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover a reflexão sobre a interculturalidade no contexto educativo; Desenvolver competências para a gestão da diversidade cultural nas salas de aula; Dotar os/as professores/as de ferramentas pedagógicas para a promoção da inclusão e da igualdade; Fomentar práticas educativas que respeitem e valorizem as diferenças culturais dos alunos; Sensibilizar os participantes para as questões de discriminação e preconceito, e formas de combatê-los no ambiente escolar.

Conteúdos

1. Conceitos Básicos de Interculturalidade: Definição e importância da interculturalidade no contexto educativo; Diversidade cultural nas escolas: desafios e oportunidades; 2. Desigualdade e Discriminação no Contexto Escolar: Preconceito, discriminação e estereótipos; Como identificar e lidar com situações de discriminação; 3. Práticas Pedagógicas Interculturais: Estratégias de ensino inclusivo; Planeamento de atividades e projetos interculturais; 4. Educação para a Cidadania Global: Como preparar os alunos para um mundo globalizado; Desenvolvimento de competências globais e interculturais. 5. Estudo de Casos e Partilha de Boas Práticas: Discussão de casos práticos; Partilha de experiências entre os formandos.

Metodologias

A formação será realizada com base em metodologias ativas e participativas, promovendo a interação contínua entre formadora e formandos/as. As estratégias incluem: Sessões expositivas para a apresentação de conceitos-chave. Debates e discussões em grupo para promover a reflexão crítica. Estudos de caso com situações reais ou simuladas para facilitar a aprendizagem experiencial. Trabalhos de grupo para fomentar a colaboração entre os participantes. Exercícios práticos e dinâmicas de grupo que permitirão aos formandos aplicar os conhecimentos adquiridos. Storytelling e Roleplay. Partilha de projetos Partilha de Projetos Inovadores e de Sucesso - No âmbito da ação da formação, será realizada a apresentação e discussão de projetos inovadores e boas práticas no campo da Educação para a Interculturalidade, tanto a nível nacional como europeu. Serão explorados exemplos concretos de iniciativas que tenham tido sucesso na promoção da inclusão e diversidade cultural, permitindo aos formandos conhecer estratégias eficazes e replicáveis no seu contexto de atuação.

Avaliação

Avaliação de acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC1/2008. A natureza de ações deste tipo, nas quais a interação entre a teoria e a prática é intensa e biunívoca, exigirá dos formandos uma grande disponibilidade. Elaboração de um projeto pedagógico aplicável nas práticas pedagógicas correntes, em grupo, e apresentado aos restantes colegas de formação. Deste modo, a avaliação será contínua, quantitativa de 0 a 10 (de acordo com a Lei) e conhecerá os seguintes momentos: Trabalho Presencial: 0,40 ponderando: 1. Assiduidade, Pontualidade 2. Participação / Realização das tarefas nas sessões 3. Iniciativa / Autonomia / Motivação 4. Relacionamento (Inter)pessoal Trabalho Final: 0,60 ponderando: 1. Reflexão crítica alargada e integrada na formação e nos contextos 2. Relatório das atividades realizadas 3. Demonstração de conhecimentos

Bibliografia

Alto Comissariado para as Migrações. (n.d.). Estratégias de integração em Portugal. https://www.acm.gov.pt/pt/-/estrategias-de-integracaoAssembleia Geral das Nações Unidas. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). https://www.un.org/en/about-us/universal-declaration-of-human- rightsNóvoa, A. (2009). Professores: Imagens do futuro presente. Educa.Santos, B. de Sousa. (2001). A globalização e as ciências sociais. Cortez Editora.UNESCO. (2015). A educação intercultural no contexto global.

Formador

Marisol Armas Carmelino

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 23-06-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 25-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 30-06-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 07-07-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 10-07-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 14-07-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 16-07-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
Início: 18-06-2025
Fim: 16-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135078/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária José Cardoso Pires

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