
A importância da aprendizagem socioemocional e a promoção de saúde mental nas escolas turma T1
Apresentação
As competências socioemocionais são importantes fatores de promoção da saúde mental e de resiliência. As escolas são consideradas os contextos indicados para a promoção destas competências através de programas orientados para a sua aprendizagem e de promoção de saúde mental. A presente ACD visa desenvolver os conhecimentos acerca da aprendizagem socioemocional e da sua importância para a saúde mental da comunidade escolar, bem como na aprendizagem das crianças e dos jovens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Desenvolver o conhecimento acerca das competências socioemocionais e da aprendizagem socioemocional - Conhecer o modelo de Aprendizagem socioemocional - Reconhecer a importância da aprendizagem socioemocional na saúde mental da comunidade escolar e na aprendizagem dos alunos - Conhecer o projeto PROMEHS – Promover a Saúde Mental nas Escolas, um projeto europeu baseado em evidência científica, com uma visão da escola como um todo
Conteúdos
- Aprendizagem socioemocional - Saúde Mental - Cidadania e Desenvolvimento - Educação para a Saúde
Formador
Maria Margarida Frade dos Santos