
Atividades na Natureza e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis em Contexto Escolar turma T1
Apresentação
A presente ação visa responder à necessidade de promover estilos de vida saudáveis junto dos alunos através de atividades físicas em meio natural, articulando com os objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ao capacitar os professores de Educação Física com competências teóricas e práticas no domínio da atividade física ao ar livre, esta ação contribui para a promoção do bem-estar, da sustentabilidade ambiental e da inclusão educativa. O desenvolvimento de competências na área da saúde (sono, alimentação e atividade física) e o contacto com a natureza são essenciais para formar cidadãos mais conscientes, ativos e saudáveis. Com a formação pretende-se capacitar os professores de Educação Física para planear, implementar e dinamizar atividades físicas em meio natural, integrando conhecimentos atualizados sobre hábitos de vida saudável e estratégias pedagógicas promotoras da saúde e bem-estar dos alunos.
Destinatários
Professores do Grupo 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 620.
Objetivos
Explorar modalidades de atividades ao ar livre (arborismo, canoagem, stand up paddle, rapel, orientação, adaptação ao meio aquático); Refletir sobre os hábitos de vida saudável (sono, alimentação, atividade física) e a sua relevância no contexto escolar; Promover o contacto com a natureza como estratégia educativa e inclusiva; Desenvolver competências para planear, adaptar e avaliar atividades de aventura em contexto educativo; Sensibilizar para o papel do professor como promotor da literacia em saúde e da sustentabilidade ambiental.
Conteúdos
Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: módulo 0 -apresentação dos objetivos e avaliação do curso (2h online síncrona) Planificação da atividade a realizar na Barragem de Montargil Módulo 1 - presencial concentrada em 2 dias (7horas+7horas) Segurança e gestão do risco em atividades de natureza Arborismo; Canoagem; Stand up paddle; Rapel; Orientação; Adaptação ao meio aquático Adaptação das atividades ao contexto escolar e aos diferentes níveis etários Toda a atividade presencial decorrerá na barragem de Montargil com a empresa milaventuras Módulo 2 - atividade síncrona a realizar online (3 vezes 2horas) Fundamentos dos hábitos de vida saudável: Importância do sono no desempenho físico e cognitivo Princípios da alimentação saudável e o seu impacto na energia e recuperação Atividade física e saúde: recomendações da OMS e aplicação no contexto escolar Literacia em saúde: o papel da escola e dos professores Sustentabilidade e educação ambiental em contexto educativo Módulo 3 -app FITESCOLA (atividade síncrona a realizar online- 2horas) Funcionalidade e utilidade na aula de educação física -envolvimento dos alunos na exploração das funcionalidades da plataforma e sua implicação na aprendizagem de hábitos de vida saudável Módulo 4 - Planificação e Avaliação das atividades (online assíncrona 16h)
Metodologias
o Curso de Formação irá decorrer na modalidade de B-Learning com sessões presenciais e sessões online síncronas, com a seguinte distribuição: 14h presenciais, 10 horas online síncronas, 16 horas de trabalho online assíncrono. Os formandos criam e implementam projetos de atividade física em meio natural. Durante as sessões de formação refletem e participam nas tarefas em curso. Como trabalho final, criam um cenário de aprendizagem com o Planeamento de uma unidade didática a implementar em contexto pedagógico As formadoras irão recorrer às plataformas de gestão de aprendizagem Moodle e de videoconferência Zoom para a dinamização das sessões online síncronas e assíncronas.
Avaliação
O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo a avaliação do trabalho presencial e do trabalho assíncrono, considerando as planificações das atividades a realizar com os alunos em sala de aula ou noutros contextos escolares. No final do Curso, os formandos serão também avaliados pela apresentação final do trabalho realizado e pelo relatório individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n." 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
GÓIS, J. (2015). *Atividades de ar livre: Uma abordagem metodológica e didática*. Porto: Porto Editora.LOUREIRO, A. & VELOSO, S. (2010). *Aventura e risco nas atividades de ar livre*. Lisboa: FMH Edições.DIREÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO (DGE) (2016). *Promoção da Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis em Meio Escolar*. Disponível em: www.dge.mec.ptFONSECA, H. (2016). *Saúde e estilo de vida: um desafio escolar*. In DGE, *Atividade Física e Saúde na EscolaPERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA (2017). Ministério da Educação
Formador
Isabel Maria Antunes Vieira
Maria Margarida Martins de Barros Castro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 05-09-2025 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 05-09-2025 (Sexta-feira) | 15:00 - 18:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 06-09-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 06-09-2025 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 27-09-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online assíncrona |
8 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online assíncrona |
9 | 11-10-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online assíncrona |
11 | 08-11-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Online síncrona |
12 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online assíncrona |
13 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |