
iRead4skills: uma nova ferramenta (técnico-pedagógica) para a educação de adultos turma T1
Apresentação
A leitura é uma competência essencial para a aprendizagem, para o mercado de trabalho e para uma cidadania ativa e inclusiva. iRead4Skills criou um sistema inteligente que avalia a complexidade do texto e sugere materiais de leitura adequados, contribuindo para reduzir lacunas de literacias e para facilitar o acesso à informação e à cultura. A ACD dá a conhecer a versatilidade da ferramenta em contextos formativos de população adulta com exercícios práticos para docentes e aprendentes.
Destinatários
Professores do Ensino Básico e Secundário
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Apresentar sucintamente o projeto iRead4Skills Sensibilizar os docentes para a importância da complexidade textual e da leiturabilidade na promoção das literacias no ensino de adultos Conhecer o carácter inovador da ferramenta iRead4Skills para lidar com a complexidade textual e a leiturabilidade em contexto de educação da população adulta Testar o aplicativo iread4skills com exercícios práticos para o trabalho pedagógico dos docentes e para os aprendentes adultos sob orientação de docentes
Conteúdos
1. Iread4Skills – o projeto; 2. Breve enquadramento teórico sobre complexidade textual e leiturabilidade em contexto de educação de adultos; 3.iRead4Skills – ferramenta inovadora: caraterísticas e potencialidades; 4.Aplicação da ferramenta IRead4Skills em contextos formativos de população adulta; 5. Exercícios práticos para docentes e para aprendentes
Formador
Isabel Cristina de Castro Martins Pestana Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 16:00 | 1:00 | Online síncrona |