
Competências sociais e emocionais no contexto educativo turma T1
Apresentação
A aprendizagem socioemocional consiste num processo de aquisição e aplicação de conhecimentos, atitudes e competências necessárias para reconhecer e gerir as emoções; desenvolver cuidado e preocupação com os outros; tomar decisões responsáveis; estabelecer relações positivas e ter capacidade de lidar com situações do quotidiano (Domitrovichet al., 2017). A investigação realça que a aquisição destas competências pode potenciar o uso das funções executivas e constituir-se como um fator crítico no processo de mudança de comportamento, sobretudo do ponto de vista da prevenção,uma vez que surge associada a resultados sociais, comportamentais e académicos determinantes para o desenvolvimento saudável, aspetos amplamente estudados como determinantes para o desempenho dos alunos na escola (Domitrovichetal.,2017). Formações que desenvolvam estas competências permitem aos professores estabelecer normas claras, gerir o tempo de forma eficiente e promover a participação ativa dos alunos. É, assim, importante, partilhar com os docentes a investigação mais recente nestas áreas e apresentar programas de intervenção cientificamente validados e respetivos exercícios práticos de treino que, implementados junto dos alunos, contribuem para equilibrar as exigências académicas com as competências cognitivas, sociais e emocionais, incrementar o envolvimento dos alunos na escola e estimular positivamente o seu desempenho académico (OECD, 2015; Oliveira et al., 2021).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos grupos de recrutamento 360, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores dos grupos de recrutamento 360, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Identificar aspetos modificáveis, contextuais e individuais, que contribuem para qualidade dos ambientes de aprendizagem, gestão de sala de aula, e relação professor-aluno. 2. Aceder aos fundamentos teóricos 3. Apreender os benefícios deste tipo de intervenção em contexto educativo 4. Apreender o enquadramento teórico em que assenta uma sala de aula pró-social 5. Refletir sobre a importância da interligação entre o ensino de competências académicas, sociais e emocionais. 6. Sensibilizar os docentes para a aprendizagem socioemocional e as estratégias conscientes de autorregulação emocional 7. Desenvolver a capacidade de reconhecer em si e nos alunos dificuldades no relacionamento intrapessoal e interpessoal e adquirir ferramentas para autorregulação consciente 8. Conhecer alguns programas de promoção de competências socioemocionais cientificamente atestados no contexto educativo 9. Realizar exercícios práticos, com projeção pedagógica
Conteúdos
1ª Sessão (síncrona) 3h Apresentação da ação: programa, desenvolvimento e avaliação. Exploração da plataforma do Centro de Formação. Competências socioemocionais: evolução e definição do conceito. 2ª Sessão (síncrona) 3h Fatores contextuais e individuais que interferem na qualidade dos ambientes de aprendizagem, na gestão de sala deaula, e na relação professor-aluno. Como promover o desenvolvimento pessoal e profissional na sala de aula: perspetiva histórica e fundamentos teóricos. 3ª Sessão (síncrona) 3h Competências socioemocionais: benefícios das intervenções em contexto educativo. Mecanismos psicológicos envolvidos no treino de competências socioemocionais. Papel do professor no desenvolvimento de competências socioemocionais. 4ª Sessão (assíncrona) 3h A sala de aula pró-social - comportamento do professor, as suas competências socioemocionais e efeito nos alunos. Intervenções multinível, programas de promoção de competências socioemocionais cientificamente atestados no contextoeducativo: exploração de modelos.
Metodologias
Modalidade e-learning: metodologia de ensino online composta por síncronas e assíncronas, recorrendo à plataforma Moodle. Nas sessões síncronas, o formador está em contato direto com a turma na sala virtual através do zoom, interagindo com os formandos e dinamizando a sessão com caráter teórico-prático. Recorrer-se-á a apresentações, vídeos e outros materiais pedagógicos, para assegurar a participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas. Procurar-se-á assegurar a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo, com recurso a documentação específica e um guião de caráter prático, privilegiando-se a experiência e necessidade de cada escola/ agrupamento e os contextos profissionais dos formandos, individualmente e em pequeno grupo.
Avaliação
- Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação - Participação/intervenções (30%) Realização das atividades práticas (30%) - Relatório final de reflexão crítica (40%) - De acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008, os formandos serão avaliados com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores - Insuficiente - 5 a 6,4 valores - Regular - 6,5 a 7,9 valores - Bom - 8 a 8,9 valores - Muito Bom - 9 a 10 valores Excelente
Bibliografia
Domitrovich, C. E., Durlak, J. A., Staley, K. C., &Weissberg, R. P. (2017). Social-Emotional Competence: An Essential Factor for Promoting Positive Adjustment and Reducing Risk in School Children. Child development, 88(2), 408416.Duncan, G. J., Dowsett, C. J., Claessens, A., Magnuson, K., Huston, A. C., Klebanov, P., et al. (2007). School readiness and later achievement. Developmental Psychology, 43, 1428 1446.Eliot, Joy, &Hirumi, Atsusi. (2019). Emotion theory in education research practice: an interdisciplinary critical literature review. Educational Technology Research and Development. 10.1007/s11423-018-09642-3.Jennings, P. A., & Greenberg, M. T. (2009). The Prosocial Classroom: Teacher Social and Emotional Competence in Relation to Student and Classroom Outcomes. Review of Educational Research, 79(1), 49152.Magro, Teolinda( Coord.) (2023) Áreas de Ação Estratégica nas Escolas essenciais para a Recuperação das Aprendizagens no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário Relatório Final PDPSC 2021-2023. ME/PNPSE
Formador
Daniela Feio Fonseca
Dulce de Sousa Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online assíncrona |
8 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |