Fazer do Agrupamento uma Comunidade de Aprendizagem turma T1
Apresentação
Perante um problema comum, a preparação do início do ano letivo e dar cumprimento à missão do Agrupamento, inscrita no seu Projeto Educativo, «Prestar uma educação de qualidade para todos os alunos», numa formação em contexto de trabalho, serão tratadas e refletidas as questões práticas organizacionais e pedagógicas, de modo a potenciar a autonomia e a profissionalidade docente com um sentido coletivo, ou seja, contribuir para a construção de uma comunidade de aprendizagem aberta ao meio local.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1- Promover a formação profissional em contexto de trabalho, a partir da problematização e reflexão sobre situações de organização pedagógica. 2- Contribuir para o desenvolvimento organizacional do Agrupamento através da construção de uma comunidade de aprendizagem aberta ao meio local.
Conteúdos
1- Aprendizagem das novas condições de trabalho do Agrupamento para o novo ano letivo. 2- O Projeto Educativo: o desafio de aprendizagem que nos une (breves reflexões e testemunhos). 3- A aprendizagem partilhada de articulação e desenvolvimento curricular: os grupos de recrutamento em ação.
Anexo(s)
Observações
Exclusiva para docentes do AEPA.
Formador
José Hipólito Martins da Costa Lopes
Ana Paula Padrão Xavier Catalão
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 05-09-2025 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |